Patrick Mahomes em derrota do Kansas City Chiefs no Super Bowl. Foto: Jamie Squire/Getty Images)
Patrick Mahomes tomou a NFL de assalto a partir de 2018, quando se tornou titular do Kansas City Chiefs. Logo em sua temporada de estreia, o camisa 15 anotou incríveis 50 touchdowns e foi eleito o MVP de forma dominante e incontestável.
Depois disso, ele seguiu em uma sequência histórica de feitos na liga: em 2019 teve uma lesão e diminuiu os números na temporada regular, mas foi campeão do Super Bowl pela primeira vez; em 2020 e 2021 somou 38 e 37 touchdowns, respectivamente, e foi ao SB em outra oportunidade, com derrota para o Tampa Bay Buccaneers de Tom Brady; por fim, em 2022, foi novamente MVP e campeão da NFL, em duelo diante o Philadelphia Eagles.
Após momentos explosivos e domínio total na NFL, Mahomes teve uma queda nos números e vem de dois anos “tímidos” na temporada regular. O que explica a redução do impacto do melhor quarterback da geração?
O contexto do Kansas City Chiefs
Ele anotou 27 e 26 touchdowns em 2023 e 2024. No ano passado, inclusive, Patrick passou por um momento em que tinha mais interceptações do que TDs. Além dos números gerais, o jogador do Kansas City Chiefs diminuiu a frequência de passes longos no fundo do campo e teve o arsenal de jogadas limitados nos últimos dois anos.
Um debate que entrou em evidência é se Mahomes piorou seu nível de jogo com o passar do tempo. No entanto, é importante contextualizar: o corpo de recebedores do Chiefs não é o mesmo de anos atrás. O time não conta há algum tempo com a velocidade absurda de Tyreek Hill, que desmontava qualquer sistema defensivo e permitia ao quarterback uma facilidade maior para achar espaços no fundo do campo. Além do mais, Travis Kelce está envelhecendo e, aos poucos, caindo de produção.
Existe também o fato das defesas da NFL estarem mais preparadas para duelar com o camisa 15. Se a magia do jovem talentoso era novidade em 2018, agora todos conhecem sua capacidade destruidora e criam maneiras de minimizar seu impacto dentro das quatro linhas.
De forma geral, ele não perdeu a capacidade no braço e visão apurada. Mas as opções ao seu redor estão cada vez mais limitadas, enquanto os adversários encontram antídotos eficientes para lidar com sua habilidade.
Mahomes segue reinando nos playoffs
Apesar da queda dos números em temporada regular, o craque de Kansas segue como o rei dos playoffs e da AFC. Em sete anos como titular, o “Baby Goat” foi cinco vezes ao Super Bowl e venceu três títulos, sendo duas vezes diante o San Francisco 49ers (2019 e 2023) e uma contra o Eagles (2022).
Em 2023 e 2024, como citado acima, claramente Mahomes desabou nos números e nível de desempenho na temporada regular, o que o deixou distante de brigar pelo MVP. Mas é possível cravar que ele permanece como o melhor quarterback da NFL, pois correspondeu nos momentos decisivos e chegou três vezes seguidas ao Super Bowl.

