Abel Ferreira em viagem para jogo do Mundial de Clubes (Créditos: Luke Hales/Getty Images)
A volta do Palmeiras ao Brasileirão será com o técnico Abel Ferreira à beira do campo. Nesta quinta-feira (10), o treinador palestrino foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ficando livre de punição após julgamento da 6ª Comissão Disciplinar. O comandante palestrino foi representado pelo advogado Osvaldo Sestário e não compareceu à sessão.
O lance de expulsão aconteceu aos 16 minutos do segundo tempo no clássico contra o São Paulo, realizado em maio, na Arena Barueri. Na oportunidade, o treinador palestrino recebeu o cartão vermelho por reclamações excessivas por uma jogada entre Alan Franco e Estêvão, onde exigia o amarelo para o defensor adversário.
Xingamentos em súmula
Segundo informações relatadas na súmula, após ser penalizado com cartão amarelo, Abel Ferreira seguiu reclamando de forma intensa, proferindo uma palavrão e o termo ‘vergonha’. O treinador do Palmeiras foi enquadrado no 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, e corria risco de receber uma punição de até seis jogos. Com a bola rolando, o alviverde venceu o Choque-Rei pelo placar de 1 a 0.
Desde que assumiu o Palmeiras, em 2020, Abel Ferreira acumula um alto índice de cartões recebidos. Ao todo, são 74 punições com amarelo e outras 11 com cartão vermelho. No Mundial de Clubes, o treinador português foi advertido uma vez, mas administrou as emoções para evitar um segundo amarelo, que impactaria em suspensão no torneio.
Palmeiras pode ter novidade contra o Mirassol
Depois da disputa do Mundial de Clubes, o Palmeiras foi novamente ao mercado, tendo anunciado nesta semana, a contratação de Ramón Sosa, atleta adquirido junto ao Nottingham Forest. O atacante chega para suprir lacunas no comando ofensivo, uma vez que Estêvão rumou para o Chelsea, enquanto Paulinho irá realizar um novo procedimento cirúrgico e só retorna em 2026. O Verdão ainda possui Bruno Rodrigues na reta final de recuperação.
Se inscrito no BID até à próxima terça-feira (15), o atacante paraguaio poderá estrear pela equipe de Abel Ferreira, sendo opção para o comando ofensivo, que já conta com Flaco López, Vitor Roque e Facundo Torres. Com trajetória na seleção do seu país, o atacante recentemente esteve à serviço do escrete, atuando na vitória de 2 a 0 sobre o Uruguai, na última Data Fifa, pelas Eliminatórias.
Oitavo reforço do Verdão para a temporada, Sosa foi contratado por R$ 80,3 milhões fixos, além de valores em bônus. O montante faz o clube ultrapassar a barreira de meio bilhão investido na contratação de reforços em 2025. Até o momento, a presidente Leila Pereira desembolsou R$ 515,3 milhões no mercado.

