Pedro comemora gol pelo Flamengo. (Foto: Buda Mendes/Getty Images)
Na noite deste domingo (20), o Flamengo venceu o clássico contra o Fluminense por 1 a 0 no Maracanã pela 15ª rodada do Brasileirão. Assim, o jogo foi decidido pelo atacante Pedro, que vinha buscando seu espaço após polêmica com Filipe Luís.
Fluminense se defende bem e neutraliza Flamengo
O primeiro tempo se resumiu a uma história de ataque contra defesa, já que o Flamengo teve 68% da posse de bola. No entanto, o posicionamento do Fluminense era tão sólido, que neutralizou todas as jogadas promissoras do Fla. Assim, o time de Filipe Luís terminou a primeira etapa com apenas duas finalizações. Enquanto isso, o Flu chutou quatro vezes, mas passou longe de levar perigo ao gol de Rossi.
Pedro entra e decide o jogo para o Flamengo
O segundo tempo seguiu o mesmo roteiro da primeira etapa, com o Flamengo ampliando sua posse de bola para 73% e chutando mais quatro vezes. No entanto, a diferença é que o Fluminense não teve chances, sem finalizar nenhuma vez a gol.
O destaque ficou para o retorno de Pedro, recentemente afastado por Filipe Luís no Fla, que saiu do banco para substituir Arrascaeta. Assim, com poucos minutos em campo, o camisa 9 do Flamengo resolveu o jogo. Em cobrança de escanteio, Juninho Vieira desviou na primeira trave e a bola sobrou para Pedro marcar na segunda trave.
O gol de Pedro vem em um momento de pressão para Filipe Luís, que expôs o jogador recentemente por rendimento abaixo do esperado nos treinos.
Repercussão
Do lado dos torcedores do Flamengo, sobraram críticas ao técnico Filipe Luís por mais uma atuação sem muitos chutes a gol. Apesar da posse de bola expressiva, de cerca de 70%, o Fla pouco finalizou e levou perigo ao gol dos tricolores.
Por outro lado, os torcedores do Fluminense não gostaram da forma como Renato Gaúcho formou o trio ofensivo. Assim, eles reprovaram a escalação de Everaldo, Canobbio e Lima na linha de frente, pedindo outros atletas como John Kennedy e Serna.
Por fim, flamenguistas exaltaram o centroavante Pedro pelo gol da vitória do time no clássico. Um dos torcedores definiu o atleta como “melhor camisa 9 do continente” e opinou que ele não pode ser reserva.
Ficha técnica – Flamengo x Fluminense (Brasileirão 2025)
Data: 20 de julho de 2025 (domingo).
Horário: 19h30 (Horário de Brasília).
Local: Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro – RJ).
Árbitro: Raphael Claus (SP).
Cartões amarelos: Léo Pereira, Allan, Pedro (Flamengo) e Canobbio (Fluminense).
Gols: nenhum.
Escalação do Flamengo: Rossi; Danilo (Matías Viña), Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela; Jorginho e Allan (Evertton Araujo); Luiz Araújo, Arrascaeta (Pedro) e Everton Cebolinha (Juninho Vieira); Wallace Yan (Matheus Gonçalves). Técnico: Filipe Luís.
Escalação do Fluminense: Fábio; Ignácio (Soteldo), Thiago Silva e Freytes; Guga, Bernal, Martinelli (Hércules) e Renê; Lima (Nonato); Canobbio (Serna) e Everaldo (John Kennedy). Técnico: Renato Gaúcho.

