Home Vôlei Peru vence o Brasil no vôlei feminino após 32 anos com técnico brasileiro Rizola, acostumado a quebrar tabus

Peru vence o Brasil no vôlei feminino após 32 anos com técnico brasileiro Rizola, acostumado a quebrar tabus

Experiente treinador já foi auxiliar técnico do Brasil nas Olimpíadas e acumula feitos diante da nossa seleção no vôlei feminino

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Peru vence o Brasil no vôlei feminino após 32 anos com técnico brasileiro Rizola, acostumado a quebrar tabus

Antônio Rizola quando era técnico da Colômbia (Divulgação/FIVB)

Na noite de ontem (03), a seleção brasileira feminina de vôlei perdeu para o Peru, pela segunda rodada da Copa América, por 3 a 1. Com isso, as peruanas quebraram um tabu que já durava 32 anos sem vencer o Brasil. Uma das grandes potências nos anos 80, a seleção peruana vive uma crise nas últimas décadas e ocupa apenas a 42ª posição no ranking mundial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E um dos principais responsáveis por essa vitória é o técnico brasileiro Antônio Rizola, que comanda o vôlei feminino do Peru desde o ano passado, após ter feito bons trabalhos à frente da seleção colombiana. E Rizola ser uma pedra no sapato do Brasil não é uma novidade, já que ele incomodou bastante em anos anteriores.

Os feitos de Rizola contra o Brasil

Em 2021, a seleção da Colômbia venceu o Brasil pela primeira vez em um campeonato sul-americano de vôlei feminino. Na ocasião, a nossa seleção era comandada por José Roberto Guimarães e perdeu por 3 a 1, mas acabou ficando com o título no final, já que precisava vencer apenas um set para conseguir este objetivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Antes disso, em 2019, Rizola quebrou outro tabu comandando as colombianas e novamente tendo o Brasil como adversário. A Colômbia derrotou a nossa seleção na semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Lima, chegando pela primeira vez na sua história em uma final desta competição. No fim, o ouro acabou ficando com a República Dominicana.

Antônio Rizola é um experiente treinador de vôlei, atualmente com 77 anos. Ele já foi auxiliar técnico da seleção brasileira feminina nas Olimpíadas de 1993, além de ter comandado os times sub-18 e sub-20 do Brasil. Em seu currículo, venceu o título da Superliga comandando o Minas Tênis Clube, entre 2001/2002 e 2003/2004.

Seleção feminina de vôlei na Copa América

O Brasil estreou na Copa América contra a Venezuela, vencendo por 3 a 0. Depois, na segunda rodada, acabou derrotado por 3 a 1 para o Peru. Agora, encerra a sua participação no final de semana, contra o Chile e a Argentina. Disputado no formato de pontos corridos, quem terminar em primeiro na classificação geral já é o campeão. Neste caso, se não vencer as chilenas, já pode dar adeus ao título.

PUBLICIDADE

Por conta da participação na Liga das Nações de Vôlei, a nossa seleção foi para essa competição com um time sub-23, sendo comandada por Marcos Miranda. A equipe principal se prepara para disputar a terceira semana da VNL, na qual o Brasil ocupa a terceira posição, com sete vitórias em oito partidas, se aproximando da classificação.

PUBLICIDADE
Better Collective