Raphinha exalta Neymar e pede volta do jogador do Santos à seleção brasileira: “Ele é muito importante”
Vivendo grande fase, jogador do Barcelona cita impacto do camisa 10 e avalia chances do Brasil na Copa do Mundo de 2026
Neymar, do Brasil, brinca com seu companheiro de equipe Raphinha durante um treino no primeiro dia de jogo no Estádio Al Arabi SC em 8 de dezembro de 2022 em Doha, Catar. Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images
Um dos melhores jogadores do mundo na atual temporada, Raphinha defendeu Neymar e argumentou que o camisa 10 do Santos precisa ser convocado para a seleção brasileira quando estiver 100% fisicamente. O atleta de 33 anos teve duas lesões desde que retornou ao Peixe e ainda busca o melhor ritmo no futebol.
“Neymar é indiscutível. No melhor nível ou não. Pode estar 70%, 80%… Pela história que tem, a qualidade e importância que carrega. Para a imprensa, torcida, para nós… Tê-lo de volta à seleção é muito importante. Neymar nos 100% muda um jogo, um campeonato. Ele é muito importante e sabe disso. É uma referência. 100% fisicamente e mentalmente, tem de estar sim ou sim”, cravou o atleta do Barcelona.
Neymar coleciona lesões nos últimos anos
Depois da Copa do Mundo de 2022, o craque colecionou uma sequência infeliz de problemas físicos. A mais grave aconteceu em outubro de 2023, quando ele lesionou o joelho esquerdo em partida da seleção brasileira contra o Uruguai, em jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
O ex-jogador do PSG voltou aos gramados apenas em novembro de 2024, mas logo teve um outro problema na coxa, dessa vez não tão grave. Neste cenário, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, alinhou sua rescisão contratual e “se livrou” do alto salário do atleta brasileiro.
Neymar ficou livre no mercado da bola e assinou o retornou ao Santos em fevereiro de 2025. No entanto, o “fantasma” das lesões continuou seguindo o camisa 10, que ficou afastado dos gramados duas vezes ao longo dos últimos meses por conta de novos contratempos.
Raphinha acredita em título da Copa do Mundo
O atacante do Barcelona falou sobre a busca da atual geração pelo hexacampeonato. O Brasil nitidamente tem deficiências em algumas posições, mas conta com talentos como Vinícius Júnior e Rodrygo, do Real Madrid, Neymar e o próprio Raphinha.
“O Brasil é e sempre será o favorito”, cravou o camisa 11, entrevista ao ge. “Pelos títulos que temos e o peso que carregamos. Lá fora veem o Brasil muito favorito. Só aqui não tem essa coisa de achar que o Brasil é um dos favoritos pelo momento que passamos”, alertou ele.
“Temos que entender que passamos por um momento que não é dos melhores, mas já houve momentos tão ruins ou piores. Precisamos entender o momento e nossa responsabilidade”, completou o jogador sobre as chances da seleção na Copa do ano que vem, que será disputada na América do Norte.

