Home Futebol Remo tem chances de acesso à Série A do Brasileirão e Paysandu corre risco de rebaixamento na Série B hoje

Remo tem chances de acesso à Série A do Brasileirão e Paysandu corre risco de rebaixamento na Série B hoje

Primeiro turno do Campeonato Brasileiro da segunda divisão foi finalizado ontem (29) com Leão e Papão em situações opostas na tabela

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Remo tem chances de acesso à Série A do Brasileirão e Paysandu corre risco de rebaixamento na Série B hoje

Régis festeja o segundo gol do Remo contra o Vila Nova em maio (Divulgação/X @ClubeDoRemo)

O empate de 1 a 1 entre Goiás e Remo no Hailé Pinheiro nesta terça-feira (29) encerrou a 19ª rodada e, consequentemente, a primeira metade do Brasileirão Série B. Pedro Rocha abriu o placar para o Leão de António Oliveira no primeiro tempo, mas Anselmo Ramon deixou tudo igual para o Esmeraldino nos acréscimos na etapa final.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O gol sofrido no final tirou os paraenses do G-4. O Remo, que foi o último time derrotado nas duas principais divisões do país em 2025, terminou o primeiro turno na quinta colocação do Campeonato Brasileiro da segunda divisão com 30 pontos, mesma soma da Chapecoense. Mas os catarinenses ocupam a quarta posição pelos critérios de desempate.

Remo não disputa o Brasileirão Série A há 31 anos

O próprio Goiás é o líder da competição com 37 pontos, seguido por Coritiba (35) e Novorizontino (34). De acordo com os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe goiana é quem possui a maior probabilidade de acesso à elite do futebol brasileiro, com 82,7%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na sequência, despontam Coritiba (66,5%), Novorizontino (63,9%), Chapecoense (39,4%), Criciúma (30,5%) e Remo (27%). O time azulino não disputa o Brasileirão Série A desde 1994, chegando a integrar os playoffs decisivos da Copa João Havelange em 2000.

Paysandu tem 34% de chance de rebaixamento

Do outro lado da tabela, o Paysandu busca fugir do Z-4 onde permaneceu durante praticamente todo o primeiro turno. Na última segunda-feira (28), o bicolor empatou em casa com o Athletic em 1 a 1 na Curuzu. O Papão é o primeiro dentro da zona de rebaixamento, na 17ª colocação com 20 pontos. Completam o grupo dos quatro últimos: Ferroviária (20), Amazonas (19) e Botafogo-SP (18).

Conforme os matemáticos da UFMG, o Paysandu comandado por Claudinei Oliveira tem 34,3% de chances de queda para o Brasileirão Série C. De acordo com a instituição, outros cinco times correm ainda mais riscos: Botafogo-SP (65,1%), Amazonas (51,4%), Ferroviária (51,2%), América-MG (39,2%) e Volta Redonda (35,2%).

PUBLICIDADE

O returno do Brasileirão Série B começará amanhã (31) com Vila Nova x Coritiba, em Goiânia. A competição está prevista para ser encerrada em 22 de novembro. Os quatro primeiros sobem para a primeira divisão, enquanto os quatro últimos descem para a Série C.

PUBLICIDADE
Better Collective