Renato Gaúcho critica imprensa brasileira e lança desafio a treinadores gringos: “Queria ver no meu lugar”
Treinador segue sonhando em levar o Fluminense mais adiante na disputa do Mundial de Clubes da Fifa
Renato sonha em levar o Fluminense à semi do Mundial - Foto: Lucas Merçon/Fluminense/FLICKR
Em uma coletiva de imprensa repleta de frases fortes, bem fiel ao seu estilo, o técnico Renato Portaluppi valorizou o próprio trabalho, questionou jornalistas brasileiros e até desafiou colegas gringos. Tudo isso na véspera do importante duelo do seu time, o Fluminense, diante do Al-Hilal, pelas quartas de final do Mundial de Clubes. O duelo terá início a partir das 16h desta sexta-feira no Horário de Brasília.
Em uma crítica que ele já fazia desde os tempos que comandava o Grêmio, Renato voltou a questionar a diferença de tratamento que a imprensa brasileira dá para profissionais estrangeiros na comparação com os locais. E foi mais além: desafiou qualquer técnico de fora a realizar o mesmo trabalho que ele vem fazendo no Fluminense.
“Muitas vezes a imprensa brasileira não valoriza o treinador brasileiro. É uma crítica construtiva. Não são todos. Gosta é de valorizar um gringo. Mas eu queria ver um gringo fazer o trabalho que eu estou fazendo no Fluminense. Aí diriam que é para estar na Seleção Brasileira. Mas quando é um profissional brasileiro…”, lamentou.
No mesmo tom, Renato ainda afirmou que gostaria de “trocar de lugar” com um dos treinadores das grandes equipes do futebol europeu:
“Eu gostaria de estar uma temporada no lugar de um treinador desses grandes clubes da Europa, e eles virem treinar o Fluminense de patinho feio. E dar resultado. Aí você vai ver quem é o bom. Só isso. Tem muita gente que fala que não é tudo isso. É tudo isso, sim. Tem de valorizar o treinador brasileiro. Se as pessoas não me valorizam, eu tenho de me valorizar”, pontuou.
Renato sonha com o seu bi Mundial
Esta é a terceira vez que Renato Gaúcho participa de um Mundial de Clubes em toda a carreira. Inicialmente, ainda como jogador, faturou a taça no ano de 1983 sobre o Hamburgo, jogando pelo Grêmio, tendo inclusive feito os dois gols da vitória de 2×1.
Anos mais tarde, já na função de técnico, ele bateu na trave e vivenciou o vice-campeonato de 2017 com o Grêmio em derrota de 1×0 para o Real Madrid. Na ocasião, Cristiano Ronaldo fez o único gol do jogo cobrando falta.
Horários e jogos das quartas de final do Mundial de Clubes da Fifa:
- 16h – Fluminense x Al-Hilal – sexta-feira
- 22h – Palmeiras x Chelsea – sexta-feira
- 13h – Paris Saint-Germain x Bayern de Munique – sábado
- 17h – Borussia Dortmund x Real Madrid – sábado

