Crespo durante entrevista de apresentação no SPFC (Créditos: Ricardo Moreira/Getty Images)
O São Paulo tem corrido contra o tempo para ter Hernán Crespo à beira do campo no jogo contra o Flamengo, agendado para o próximo sábado (12), às 16h30 (de Brasília), no Maracanã. O motivo? O clube ainda não acertou o distrato com o técnico Luis Zubeldía, e depende da resolução das últimas pendências com o antigo comandante para que possa inscrever o novo comandante no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. O prazo vigente se estende até à sexta (11).
Apesar de ter oficializado a saída de Zubeldía no dia 16 de junho, o São Paulo não conseguiu completar o processo, e algumas pendências travam justamente que a rescisão seja publicada na CBF. O Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atleta prevê que um novo treinador só pode ser inscrito mediante à saída oficial do profissional anterior. Nos bastidores, a diretoria chefiada por Julio Casares adota discurso de confiança para solucionar o caso e ter o argentino à disposição na volta do Brasileirão
Crespo vê Brasileirão melhora no Brasileirão como ‘urgência’
Na coletiva de apresentação ao time do Morumbi, Crespo destacou que um dos focos do seu retorno ao São Paulo é colocar a equipe na parte de cima da tabela no Brasileirão, brigando pelo protagonismo, e disse enxergar qualidade no elenco para superar o momento adverso no certame e cobrou comprometimento do grupo, visando atingir os objetivos.
Embora esteja bem nas competições copeiras, figurando nas oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores, o Tricolor anda mal no Brasileirão, onde ocupa a 14ª posição, com 12 pontos somados em 12 jogos disputados. No momento, apenas um tento separa a equipe do primeiro time que abre a zona de rebaixamento, o Internacional.
Números do treinador no São Paulo
Em sua primeira passagem no comando técnico do SPFC, Crespo acumulou 24 vitórias, 19 empates e 10 derrotas, nos 53 jogos realizados. Ou seja, um desempenho de 57,23%. A trajetória do argentino no cargo ficou marcada pela conquista do título do Campeonato Paulista, onde o clube findou um tabu de nove anos sem títulos, faturando o certame sobre o arquirrival Palmeiras.
Depois de ter sido desligado do time paulista, Crespo trabalhou no Al-Duhail, do Catar, entre 2021 a 2023, e posteriormente se transferiu para o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Demitido do cargo em novembro do ano passado, o profissional estava disponível no mercado. Dois dias após a saída de Zubeldía, a diretoria do Tricolor já havia fechado o retorno do argentino.

