Sormani descarta Vojvoda no Santos após demissão no Fortaleza: “Não pode ficar trocando de treinador”
Técnico argentino deixa o Tricolor nordestino após quatro anos no cargo; Peixe vive começo de trabalho com Cléber Xavier
Vojvoda, ex-técnico do Fortaleza (Mateus Lotif - Divulgação)
Chegou ao fim um dos trabalhos mais longevos do futebol brasileiro deste século. Neste segunda-feira (14), Juan Pablo Vojvoda não suportou aos resultados ruins e foi demitido após derrota para o rival Ceará no fim de semana, em jogo pelo Brasileirão Série A. Fábio Sormani opinou sobre um possível interesse do Santos no argentino e tratou de dispensar qualquer chance de uma negociação no cenário atual.
“É um baita treinador. Era o meu favorito (para assumir o Santos meses atrás). Hoje eu prefiro o Vojvoda ao Sampaoli. Então, você fica muito tentado a achar que o Santos pode ir atrás desse treinador neste momento, mas não vai. Eu acho que o Vojvoda está pensando num período sabático. Aí no ano que vem é outra história. E outra: o Santos não pode ficar trocando de treinador toda hora”, opinou Sormani.
O estrangeiro deixa o clube nordestino com cinco títulos: Campeonato Cearense (2021, 2022 e 2023) e Copa do Nordeste (2022 e 2024). Além do mais, ele levou o Leão ao vice-campeonato da Copa Sul-Americana e fez participações em Copa Libertadores da América, sendo amplamente reconhecido como o maior treinador da história do Fortaleza.
Cléber Xavier faz começo de trabalho no Santos
Depois do grande insucesso com o português Pedro Caixinha no começo deste ano, o Santos foi atrás de nomes como Dorival Júnior, Jorge Sampaoli e Tite, mas esbarrou nas negativas dos técnicos. Sendo assim, o escolhido para assumir o comando foi Cléber Xavier e toda a comissão de Tite, incluindo seu filho.
Qualquer avaliação em relação ao trabalho do ex-auxiliar da seleção brasileira e Flamengo pode ser precipitado. Ele pegou o time no caos da zona de rebaixamento e sem Neymar em diversos jogos, algo que atrapalhou seus planos iniciais. Agora, o Alvinegro Praiano busca se distanciar do Z4 e ver se é possível sonhar com coisas maiores dentro do Campeonato Brasileiro.
Portanto, mesmo com o fato de Vojvoda já ter sido especulado no Peixe em outras oportunidades, não há grandes chances de mudança atualmente. Apesar disso, ele tem forte mercado no futebol brasileiro e pode ser procurado em breve por outros clubes.
Flamengo é o próximo desafio
O Santos volta a jogar após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa nesta quarta-feira (16), no complicado desafio diante o Flamengo de Filipe Luís, o líder da competição. O clássico nacional será na Vila Belmiro, às 20h (de Brasília).
O retorno aos gramados deveria ser contra o Palmeiras, mas o clube da Barra Funda pediu o adiamento do “clássico da saudade” por conta da campanha até as quartas de final no Mundial de Clubes. O time da baixada se prepara para duelar com o Rubro-Negro com Neymar estando disponível.

