Duelo Palmeiras x Corinthians pelo Brasileirão (Créditos: Alexandre Schneider/Getty Images)
Velloso prospectou vida complicada para o Palmeiras no choque das oitavas de final frente ao Corinthians, que começa a ser disputado a partir desta quarta-feira (30), em Itaquera. Durante análise feita no “Os Donos da Bola” de hoje (29), o ex-goleiro chamou atenção que o time de Parque São Jorge tem se superado de crises e crescido justamente em partidas contra o maior rival.
No entendimento dele, o Timão não irá brigar por mais títulos em 2025, mas vencer o Verdão em novo mata-mata, após a conquista do Campeonato Paulista no primeiro semestre, terá um ‘taça’ simbólica, que pode apagar muitos erros de bastidores e a própria fragilidade da equipe, que ganha forças em compromissos decisivos contra os comandados de Abel Ferreira.
“Para o Corinthians, que já foi campeão paulista, esse é o título do segundo turno. Não acredito que vá ganhar a Copa do Brasil e nem o Brasileiro. Então, eliminar o Palmeiras neste momento, seria um título. Estabilidade para trabalhar, esquece um pouco da política. O Timão, geralmente, faz os melhores jogos do ano contra o Palmeiras, que costuma enroscar. O Abel Ferreira precisa preparar o time, entra como favorito, mas na hora que a bola rola, as coisas se equivalem. Precisa de algo diferente”, opinou Velloso.
‘Pedra no sapato?’
No recorte dos últimos 10 clássicos, o Palmeiras figura com uma leve vantagem em relação ao rival, com três triunfos contra dois do alvinegro, mas o volume de empates chama atenção: cinco vezes em dois anos. Nesta temporada, este será o quinto encontro entre os dois times, onde o Timão venceu justamente o Dérbi que lhe garantiu o título no Paulistão. O alviverde venceu um jogo e houve dois empates.
Quando o histórico leva em conta apenas jogos de mata-mata, o retrospecto evidencia equilíbrio: são 22 confrontos, com 12 triunfos palestrinos e 10 classificações ou título do Corinthians. Essa será a primeira vez que os dois times duelam neste formato pela Copa do Brasil. Quem se classificar abocanha R$ 4,77 milhões em cotas.
- 22 confrontos
- 12 classificações do Palmeiras
- 10 classificações do Corinthians
CBF define arbitragem de Corinthians x Palmeiras
No final da tarde desta segunda-feira (28), a CBF oficializou que Wilton Pereira Sampaio será responsável por comandar o duelo da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. O árbitro que representou o Brasil na Copa do Mundo de Clubes, nos EUA, será auxiliado por Bruno Boschilia e Bruno Raphael Pires, enquanto Braulio da Silva Machado estará encarregado de operar o VAR.
Wilton Pereira apitou o clássico paulista em novembro de 2024, válido pela 32ª rodada do Brasileirão, confronto este citado por Velloso como um ‘divisor de águas’ para a arrancada do alvinegro, que escapou do rebaixamento e ainda conseguiu vaga na pré-Libertadores. Depois que levou a melhor no Dérbi, o Timão engatou seis vitórias seguidas no certame.

