Seleção masculina de vôlei pela VNL (Divulgação/CBV)
A Liga das Nações chega na sua etapa final, tanto no vôlei masculino, quanto no feminino. As duas competições estão na sua terceira e última semana da fase classificatória, com as 18 seleções brigando por vaga nas quartas de final. As sete primeiras avançam de fase, além do país sede, que entre os homens é a China e entre as mulheres é a Polônia.
E o Brasil começou muito bem a competição, acumulando sete vitórias em oito jogos, nas duas categorias. Na masculina, ocupa a primeira colocação, enquanto na feminina está em terceiro. Mas, nas duas, está com a classificação encaminhada. Neste cenário momentâneo, curiosamente, os chineses estariam no caminho na nossa seleção nos dois campeonatos.
Isso porque, para definir os confrontos de quartas de final, o primeiro enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo e assim por diante. No vôlei masculino, o Brasil lidera a competição e neste momento estaria enfrentando o último classificado. Atualmente, a oitava posição pertence a Alemanha, mas esta vaga iria para a China por ser o país sede, previsto em regulamento, mesmo com os chineses estando em 15°.
Já no vôlei feminino, o time comandado por José Roberto Guimarães está em terceiro lugar, enfrentando o sexto colocado, que também é a China neste momento. Na atual edição na Liga das Nações, apenas o time masculino já enfrentou os chineses, vencendo com facilidade, por 3 sets a 0, na segunda semana do torneio.
Histórico do Brasil na VNL
Criada em 2018, O vôlei masculino do Brasil busca o bicampeonato da Liga das Nações, tendo vencido a competição em 2021. Além disso, terminou em quarto lugar em 2018 e 2019, como campanhas de destaque. Já o time feminino, nunca venceu este torneio, ficando em segundo lugar nas edições de 2019, 2021 e 2022.
Tabela da Liga das Nações de vôlei
Feminino:
- 09 de julho (quarta-feira) – Brasil x Bulgária às 00h
- 10 de julho (quinta-feira) – Brasil x França às 3h30
- 11 de julho (sexta-feira) – Brasil x Polônia às 7h20
- 13 de julho (domingo) – Brasil x Japão às 7h20
Masculino:
- 16 de julho (quarta-feira) – Argentina x Brasil às 00h
- 18 de julho (sexta-feira) – Brasil x Japão às 7h20
- 19 de julho (sábado) – Turquia x Brasil às 3h30
- 20 de julho (domingo) – Alemanha x Brasil às 2h30

