Arthur recebeu homenagem no Grêmio antes da venda ao Barcelona - Foto: Lucas Uebel/Divulgação
Avaliando a possibilidade de uma proposta para o goleiro Marcelo Grohe e ainda buscando destravar a vinda do atacante Róger Guedes, o Grêmio também mantém o volante Arthur na mira como um potencial reforço para o time. Só que a situação do jogador de 28 anos, que pertence à Juventus, da Itália, permanece bastante “complexa”.
Durante live do “mercado da bola”, de GZH, no YouTube, nesta segunda-feira, o jornalista Eduardo Gabardo explicou as duas possibilidades de negócio que poderiam aproximar Arthur de um retorno: um novo empréstimo, que é a chance mais remota, ou uma negociação direta a partir de eventual rescisão contratual do atleta com o time italiano.
“O Grêmio tem interesse e não é a primeira vez que tenta repatriar. Quando ele foi vendido ao Barcelona, se esperava uma afirmação maior no futebol europeu e na Seleção. Não aconteceu. Depois, é envolvido em uma negociação milionária com a Juventus. Mas, desde então, foram três empréstimos: Liverpool, Fiorentina e Girona. Agora, não tem perspectiva de seguir e gostaria de sair”, destacou o jornalista.
“Tem duas possibilidades: empréstimo ou rescisão. O salário é na casa de R$ 3,2 milhões. Se tiver um novo empréstimo, a Juventus não quer mais uma vez pagar uma parte. Se emprestar, será dentro do futebol europeu. A outra possibilidade é de rescisão contratual. Só que aí o jogador terá que abrir mão dos valores de mais dois anos de contrato. É uma situação complexa”, acrescentou.
Carreira de Arthur na Europa
Barcelona, que o comprou do Grêmio no meio de 2018, além de Juventus, Liverpool, Fiorentina e Girona, foram os clubes de Arthur desde que deixou Porto Alegre. Existia, como disse Gabardo, uma expectativa maior de afirmação do seu futebol quando ele saiu do Brasil, já que, em 2017, roubou a cena ao praticar um alto nível de futebol no título da Libertadores pelo Tricolor.
Arthur, que é natural de Goiânia, mas fez a base no Grêmio, costuma ser sempre muito carinhoso ao clube gaúcho em entrevistas e posts na web, por exemplo. Porém, nunca colocou um prazo definitivo para voltar ao Brasil e dar preferência ao antigo time.
Marcelo Marques é fã do jogador
Outra informação sobre Arthur que já se tornou bem conhecida é o quanto o empresário Marcelo Marques gosta do seu futebol. O investidor, dono da Marquespan, é o provável novo presidente gremista a partir de 2026 e também já adiantou que quer fazer contratações afirmadas, parando com tantas “apostas” que o clube fez nos últimos anos.

