Galo enfrenta 'jejum' como visitante diante do Vasco (Foto: Pedro Souza / Atlético)
Neste domingo, o Atlético-MG tem a missão de embalar no Brasileirão ao enfrentar fora de casa o Vasco, na partida da rodada final do primeiro turno da competição. Um resultado positivo pode deixar o time mais perto de chegar ao G-6 da competição e voltar a batalhar por um lugar na Libertadores.
Mas, além do bom resultado fora de casa, o Galo terá de lutar contra um retrospecto recente nada agradável quanto a jogos com o rival na condição de visitante. É que, nas últimas quatro partidas que fez longe de seus domínios contra o Gigante da Colina, não conseguiu sair com a vitória, isto somando-se todas as competições.
Série incômoda
Destas partidas, três foram pelo Brasileirão, a última delas em dezembro de 2024. Na época, o Atlético-MG tentava evitar ser rebaixado e o Vasco queria se garantir com a vaga na Copa Sul-Americana. O jogo, disputado em São Januário, teve vitória dos cariocas pelo placar de 2 a 0, gols de Vegetti e Philippe Coutinho. Aliás, as três últimas partidas fora de casa dos mineiros contra os vascaínos na Série A foram todas derrotas.
Em 2023, vitória do Gigante da Colina pelo placar de 1 a 0 no Maracanã, gol marcado por Serginho. Já em 2021 (válida pelo Campeonato Brasileiro de 2020), o Galo foi derrotado por 3 a 2, com Yago Pikachu e Cano (este duas vezes) pelo Cruz-maltino e, do lado atleticano, Eduardo Sasha e Hyoran anotaram os tentos da equipe.
Última vitória foi em 2019
A única ‘exceção’ aconteceu nas semifinais da Copa do Brasil de 2024. No jogo disputado no Rio de Janeiro, as duas equipes empataram pelo placar de 1 a 1, Vegetti marcou o gol do Vasco e Hulk, que não deverá jogar neste domingo, sendo poupado por Cuca, fez para o Atlético-MG, garantindo a passagem do time mineiro para a final da competição.
Foi em 2019 a última vez em que o Galo venceu o Vasco fora de casa em competições, jogo este pelo Brasileirão daquele ano. Foi um triunfo de 2 a 1 para a equipe mineira, com Elias e Chará anotando os gols dos visitantes, enquanto Maxi López marcou para o Gigante da Colina.

