Home Futebol Atlético-MG não perde desde o século passado para argentinos jogando em casa em competições internacionais

Atlético-MG não perde desde o século passado para argentinos jogando em casa em competições internacionais

Galo recebe Godoy Cruz para defende um retrospecto de 15 partidas contra rivais do país sem perder como mandante

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Atlético-MG não perde desde o século passado para argentinos jogando em casa em competições internacionais

Galo tem retrospecto bastante favorável contra argentinos (Foto: Divulgação/Flickr Atlético-MG)

Não apenas para buscar largar na frente na busca por vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana é a missão do Atlético-MG nesta quinta-feira (14) diante do Godoy Cruz. Também será para defender um retrospecto bastante favorável contra equipes da Argentina em jogos de competições internacionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Galo tem ampla vantagem diante dos times do país no levantamento de resultados em jogo diante de argentinos, como é o caso da partida desta quinta na Arena MRV. Ainda mais se falarmos dos jogos como mandante, com a equipe mineira sem saber o que é neste século XXI ser derrotada em casa por adversários desta nação.

Última derrota foi em 98

Nos dados do Galo Digital, a última vez que os atleticanos foram vencidos em casa por equipes argentinas aconteceu em setembro de 1998, quando foi derrotada pelo San Lorenzo por 1 a 0 no Mineirão, em partida válida pelas semifinais da extinta Copa Conmebol. Daí em diante, somente conheceu sucessos nos confrontos que teve contra a Argentina em casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao todo, o Atlético-MG fez 15 partidas contra argentinos em casa e manda no retrospecto. Foram 13 vitórias e apenas dois empates, E os últimos confrontos contra equipes do país vizinho jogando em sua casa tiveram todos resultados positivos, estes ocorridos durante a campanha que levou o Alvinegro para as finais da Libertadores de 2024.

Argentinos no caminho

No último ano, para poder chegar à decisão, teve que passar por três argentinos na disputa do certame. a fase de grupos, derrotou o Rosario Central por 2 a 1 pela segunda rodada desta fase da competição. No mata-mata, obteve vitórias contra San Lorenzo (1 a 0, jogo de volta das oitavas de final) e River Plate (3 a 0, na ida das semifinais). Ironicamente, acabaria sendo em Buenos Aires onde perderia a chance de conquistar o título, sendo derrotado na decisão do torneio contra o Botafogo, disputada naquela cidade.

Pela Copa Sul-Americana, foram três partidas do Galo atuando em casa contra times da Argentina. São duas vitórias (2 a 1 contra o Colón em 2019 e 2 a 0 contra o Unión de Santa Fé em 2020), além de um empate (0 a 0 diante do San Lorenzo, em 2018). Contra o rival desta quinta-feira, uma partida como mandante e uma vitória, 4 a 1, pela Libertadores de 2017, jogo este no Independência.

PUBLICIDADE

Retrospecto geral favorável

Na campanha do título da Libertadores de 2013, o Horto recebeu dois jogos dos atleticanos contra argentinos. Na fase de grupos, a equipe que Cuca comandaria para a conquista da chamada Glória Eterna fez 5 a 2 no Arsenal de Sarandi. Pelas semifinais, em uma das partidas dramáticas que consagraram aquele time, venceu por 2 a 0 o Newell’s Old Boys e, nos pênaltis, ‘São Victor’ garantiu a ida atleticana para a final.

PUBLICIDADE

Ao todo, o Atlético-MG atuou 53 vezes contra times argentinos em sua história, também tendo vantagem confortável nos números. Foram 25 vitórias, 14 derrotas e 14 empates, computando 81 gols pró e 58 gols contra.

Better Collective