Galo só perdeu um confronto em que venceu a ida na competição (Foto: Pedro Souza / Atlético)
O Atlético-MG tem pela frente o Flamengo nesta quarta-feira, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Em jogo, a chance de se classificar para as quartas de final do torneio e também de seguir sonhando com a conquista do título, que impactará tanto do ponto de vista financeiro como esportivo.
Por ter vencido a ida por 1 a 0 no Rio de Janeiro, o Galo leva para a volta a vantagem de empatar na Arena MRV para poder seguir adiante. Caso consiga a classificação diante dos cariocas, manterá uma ‘hegemonia’ em confrontos deste tipo na competição, nos quais venceu a partida fora de casa e decidiu a vaga como mandante.
Segundo dados do site No Ataque, foram 20 confrontos até o momento aos quais o Atlético-MG saiu-se vitorioso jogando fora de casa a primeira partida e decidiu a classificação em casa. Destes, passou de fase em 19, mostrando uma grande vantagem neste quesito e que defenderá nesta quarta-feira contra os cariocas em Belo Horizonte.
Única queda foi há 30 anos
Somente uma vez dentre estes 20 enfrentamentos é que os atleticanos não conseguiram conservar a vantagem conseguida fora de casa. Isto aconteceu há 30 anos, na Copa do Brasil de 1995, e também contra uma equipe do Rio de Janeiro, o Vasco. Naquela ocasião, as duas equipes jogavam pelas quartas de final e a primeira partida, assim como a da última semana contra o Rubro-Negro, terminou com vitória mineira por 1 a 0.
O jogo de volta, disputado no Mineirão, foi vencido pelo Gigante da Colina por 1 a 0, placar este que levou a decisão da vaga para as semifinais para os pênaltis. Nas cobranças, vitória vascaína por 4 a 1 e a classificação da equipe de São Januário, que avançaria de fase e seria eliminado pelo Corinthians, que viria a ser campeão daquele torneio.
Supremacia total
Destes 19 confrontos que venceu, em 15 venceu tanto a ida como a volta. As exceções foram em 1994 (nas oitavas de final, contra o Vitória), 2016 (eliminando o Internacional nas semifinais) e 2008 (batendo nos pênaltis o Figueirense na terceira fase, depois de perder a partida de volta), nas quais acabou não vencendo a volta e, mesmo assim, obteve a vaga. Além de 2024, quando foi vice-campeão.
Em 2021, ano do título da Copa do Brasil, o Atlético-MG teve em duas oportunidades a chance de levar vantagem da vitória do jogo de ida fora de casa para seus domínios. Tendo sucesso em ambas, primeiro ao eliminar o Remo na terceira fase (vitórias por 2 a 0 e 2 a 1) e nas quartas de final, diante do Fluminense (venceu os dois jogos por 2 a 1 e 1 a 0).
Na campanha do vice-campeonato em 2024, teve a mais recente chance de garantir a vaga em casa depois de vencer a primeira partida fora. Nas quartas de final daquele torneio, o Galo venceu o São Paulo por 1 a 0 fora de casa e empatou sem gols fora para avançar de fase.

