Estêvão, Arthur Elias em ação por Palmeiras, seleção brasileira e Liverpool, respectivamente (Créditos das fotos: Getty Images - Miguel Schincariol - Michael Steele e Julian Finney)
Tido como “Oscar” do futebol mundial, a Bola de Ouro teve os seus primeiros indicados nesta quinta-feira (07) no pleito pela edição de 2025. Restando pouco mais de um mês para realizar o evento em Paris, a revista France Football apresentou os candidatos em determinadas categorias, e o Brasil tem quatro representantes iniciais: Estêvão, competindo como melhor no Sub-21, Alisson na disputa por melhor goleiro, Arthur Elias, da seleção brasileira, como melhor técnico feminino, e o Botafogo entre os listados como melhor time.
A cerimônia está marcada para o dia 22 de setembro. Nos próximos dias, o veículo deve divulgar o complemento da relação, tendo deixado a “cereja do bolo” para o final: os indicados ao prêmio de melhor do mundo no geral, tanto no feminino como no masculino. No pleito entre os homens, Vinícius Júnior pode aparecer entre os listados, a exemplo da última temporada, quando acabou perdendo a honraria para Rodri, em decisão bastante criticada.
Estêvão puxa a fila no Bola de Ouro
Revelado pelas categorias de base do Palmeiras, o jovem de 18 anos se transferiu recentemente para o Chelsea e é tido como um dos atacantes mais promissores na categoria sub-21 mundial. Na disputa do intitulado Troféu Kopa, ele terá a forte concorrência de Lamine Yamal, do Barcelona, tido como o grande favorito ao meio. Nomes como Doué e João Neves, ambos do PSG, figuram como concorrentes diretos do brasileiro.
- Ayyoub Bouaddi (Lille)
- Dean Huijsen (Real Madrid)
- Désiré Doué (PSG)
- Estêvão (Chelsea)
- João Neves (PSG)
- Kenan Yildiz (Juventus)
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Myles Lewis-Skelly (Arsenal)
- Pau Cubarsi (Barcelona)
- Rodrigo Mora (Porto)
Arthur Elias em alta
Campeão da Copa América sob o comando da seleção brasileira no último final de semana, Arthur Elias também está no pleito na Bola de Ouro, competindo pelo prêmio Troféu Cruyff feminino. Multicampeão no Corinthians, o treinador de 44 anos está no comando do escrete desde setembro de 2023, após o desligamento da sueca Pia Sundhage, às vésperas dos Jogos Olímpicos, onde ele atingiu uma surpreendente campanha de finalista, perdendo o título para os Estados Unidos.
- Arthur Elias (seleção brasileira)
- Justine Madugu (seleção nigeriana)
- Renée Slegers (Arsenal)
- Sarina Wiegman (seleção inglesa)
- Sonia Bompastor (Chelsea)
Alisson na disputa novamente
Prestes a disputar a sua terceira edição de Copa do Mundo com a seleção brasileira e multicampeão no Liverpool, Alisson segue com alto prestígio no Velho Continente. O arqueiro de 32 anos disputará o Troféu Yashin na Bola de Ouro com nomes como Donnarumma, do PSG, Courtois, do Real Madrid, Yann Sommer, da Inter de Milão, e outros arqueiros. Vencedor do prêmio em 2023, o brasileiro Ederson, do Manchester City não apareceu entre os indicados.
- Alisson (Liverpool)
- David Raya (Arsenal)
- Emiliano Martínez (Aston Villa)
- Gianluigi Donnarumma (PSG)
- Jan Oblak (Atlético de Madrid)
- Lucas Chevalier (Lille)
- Matz Sels (Nottingham Forest)
- Thibaut Courtois (Real Madrid)
- Yann Sommer (Inter de Milão)
- Yassine Bounou (Al Hilal)
Outras categorias e seus indicados
Troféu Cruyff masculino (melhor técnico)
- Antonio Conte (Napoli)
- Arne Slot (Liverpool)
- Enzo Maresca (Chelsea)
- Hansi Flick (Barcelona)
- Luis Enrique (PSG)
Time do ano masculino
- Barcelona (Espanha)
- Botafogo (Brasil)
- Chelsea (Inglaterra)
- Liverpool (Inglaterra)
- PSG (França)

