Martin Braithwaite em ação pelo Grêmio. Maxi Franzoi/AGIF.
O Grêmio entra em campo neste domingo (10) de Dia dos Pais, contra o Sport, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida realizada na Arena marcará exatamente um ano da estreia do dinamarquês Martin Braithwaite com a camisa gremista.
Anunciado no dia 31 de julho de 2024, Braithwaite chegou para disputar posição com Diego Costa, mas acabou se firmando, pois o centroavante brasileiro naturalizado espanhol não conseguiu ter sequência. A estreia oficial aconteceu no dia 10 de agosto do ano passado, na vitória do Tricolor sobre o Cuiabá por 3 a 1, na oportunidade o atacante marcou dois gols e ainda fez mais um contra.
Os números de Braithwaite pelo Grêmio
Desde sua chegada ao Brasil, o europeu participou de 51 jogos, nos quais marcou 23 gols e contribuiu com cinco assistências. Isso representa uma média inferior a dois jogos para cada participação direta em gol.
Em 2025, tem sido titular absoluto da equipe, participando de 31 jogos e marcando 15 gols. No Campeonato Brasileiro, a importância de Braithwaite também é refletida nos números, ele marcou seis gols, o que representa mais de um terço do total da equipe, que balançou as redes 16 vezes na competição.
Contrato renovado até 2027
Quando chegou ao Grêmio, no ano passado, Braithwaite assinou um contrato inicial de dois anos com o clube. Recentemente, no mês passado, clube e jogador chegaram a um acordo para estender esse vínculo por mais um ano e meio, garantindo a permanência do atacante até dezembro de 2027.
Torcedores pedem melhores companheiros para o atacante
Analisando os números de Braithwaite, a maioria dos torcedores aprova o desempenho apresentado pelo jogador. Muitos ressaltam que a falta de um time mais competitivo prejudica o atleta e que ele poderia apresentar números ainda melhores. “Imagina num time bem ajustadinho”, disse um torcedor. Outro seguiu na mesma linha, destacando que “se ele tivesse um camisa 10 e um atacante de alto nível ao seu lado”, as estatísticas seriam melhores.
Porém, ‘Brait’, como é carinhosamente apelidado, não é unanimidade entre os torcedores, alguns demonstram pouca empolgação com o que o jogador mostrou durante este um ano no Grêmio e questionam a titularidade.
Lesão deixa Braithwaite como dúvida para o jogo contra o Sport
Braithwaite sofre com um problema no pé direito. Após o Mundial de Clubes, ele ficou fora justamente por essa lesão, que voltou a incomodar nesta semana. Por esse motivo, o jogador não participou do treino na quinta-feira (7), mas retornou aos trabalhos na sexta (8) e deve ficar à disposição do técnico Mano Menezes.

