Santos reduz risco de rebaixamento no Brasileirão e Vasco se complica; veja as chances após a 18ª rodada
Série A só teve quatro triunfos de mandantes na rodada, incluindo resultado do Peixe em choque direto contra o Juventude, que segue mergulhado no Z4
Neymar celebra gol anotado em jogo do Brasileirão (Créditos: Alexandre Schneider/Getty Images)
O Brasileirão começa a esquentar de vez com a proximidade da virada de turno. No pleito para escapar do temido rebaixamento, dois times estão encaminhados nas duas indesejadas vagas à Série B de 2026, enquanto há uma briga intensa envolvendo ao menos sete times para os outros dois lugares de complemento do Z4. Vitorioso no jogo de ‘seis pontos’ contra o Juventude, o Santos deu uma boa respirada, saltando duas posições na tabela.
Com o resultado positivo no MorumBIS, o time de Cleber Xavier subiu aos 18 pontos, e agora é 15º colocado. Segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG, o Peixe reduziu as chances de degola de 43,4% para 32,3%. O triunfo acabou sendo ruim para o Vasco, que passou a figurar na zona de rebaixamento no fechamento da rodada, e viu as probabilidades saltarem para 43,2%. O Cruz-Maltino, no entanto, tem dois jogos pendentes na tabela.
O Sport, por sua vez, segue como o único time do Brasileirão que ainda não venceu, em 16 jogos realizados, e segue cada vez mais pavimentando o caminho de retorno à Série B. O Leão pernambucano é o lanterna absoluto, com seis tentos somados, amargando uma ‘gordura’ de 12 pontos em relação ao primeiro concorrente fora do Z4, o Vitória.
Quem pegou o ‘elevador’ na tabela e praticamente minou o risco de descenso foi o São Paulo. Embalado após a chegada de Hernán Crespo, o Tricolor engatou quatro triunfos consecutivos e reduziu as probabilidades superiores à casa dos 40% para apenas 3% de chances no cenário atual, após ter superado o Internacional fora de casa. O foco agora passa ser o G4.
As chances de rebaixamento após a 18ª rodada
- Sport – 94,5%
- Juventude – 78,3%
- Fortaleza – 43,2%
- Vasco – 43,2%
- Santos – 32,3%
- Vitória – 31,7%
- Grêmio – 27,1%
- Internacional – 14,6%
- Corinthians – 10,6%
E outro extremo da tabela no Brasileirão?
A exemplo da luta contra o fantasma do rebaixamento, a disputa pelo título também está frenética, mas polarizada em três frentes principais: Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras. Tendo empatado com o Ceará no último final de semana, o rubro-negro aparece com 36,8% de chances, após a Raposa encostar na tabela e se tornar vice-líder. Incisivo contra o Botafogo, o time celeste venceu por 2 a 0 e agora surge com 24,1% de chances, estando igualado em pontos com o Mais Querido: 37 tentos para cada.
O time de Abel Ferreira conseguiu arrancar um empate diante do Vitória, em Salvador, e chegou aos 33 pontos, possuindo 23% de probabilidade de título. Vale lembrar que o time palestrino aparece com 16 jogos, tendo assim dois compromissos em aberto: clássico contra o Santos e duelo frente ao Juventude, adiados em decorrência do Mundial de Clubes.

