Home Vôlei Bruninho relembra ouro olímpico e classifica jogo contra a França como o mais difícil. “A preparação foi muito tensa”

Bruninho relembra ouro olímpico e classifica jogo contra a França como o mais difícil. “A preparação foi muito tensa”

O Brasil conquistou o terceiro ouro olímpico no vôlei masculino em 2016, jogando no Rio de Janeiro, mas quase ficou de fora da fase final

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Bruninho relembra ouro olímpico e classifica jogo contra a França como o mais difícil. “A preparação foi muito tensa”

Jogadores do Brasil comemoram a conquista da medalha de ouro no vôlei masculino (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

O levantador Bruninho construiu uma carreira vitoriosa no vôlei masculino, conquistando 19 ouros pela seleção brasileira, onde atuou entre 2007 e 2024. Mas, sem dúvidas, a principal conquista dele foi em 2016, quando venceu a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, o terceiro na história do vôlei brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista ao “Charla Podcast”, Bruninho relembrou esta conquista, destacando o jogo contra a França, ainda na primeira fase, como o mais importante. “O jogo mais importante da minha vida, foi Brasil x França, era o último jogo da fase classificatória, a gente podia ficar fora das quartas de final. E era um mata-mata, porque a França também, quem perdesse ficaria fora. Então, era um divisor de águas aquele jogo, ou iam matar a gente ou seria o início da glória”, iniciou.

Bruninho, então, disse que a França era uma das favoritas ao título, o que deixou ainda mais difícil a partida. Ele relembra como foi a preparação, que contou com um discurso de Serginho. “A preparação foi muito tensa, foram dois dias, tinha uma ansiedade de querer jogar logo. O Serginho deu um depoimento um dia antes falando que era a última oportunidade dele, relembrou um problema no passado que teve com o filho, todo mundo se emocionou e foi muito forte a mensagem que ele quis passar”, contou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bruninho teve certeza do título após esse jogo

Por fim, Bruninho disse que após vencer esse jogo e se classificar, veio a certeza que o título viria no final. “Quando acaba aquele jogo, veio um alívio e uma sensação que ninguém iria mais parar a gente, eu tinha certeza. Depois, pegamos a Argentina já muito focados, vencemos, veio a Rússia na semi, atropelamos, depois teve uma final tensa contra a Itália, mas existem times que você sabe que vai se dar bem quando enfrenta e a Itália a gente sempre teve retrospecto bom, a gente sabia que iria ganhar”, finalizou.

Nesta competição, o Brasil estava no grupo A, classificando ao lado de Itália, Canadá e Estados Unidos, conquistando três vitórias em cinco jogos. Nas quartas de final, venceu a Argentina por 3 a 1. Já na semifinal, despachou a Rússia fazendo 3 a 0. Por fim, na grande decisão, venceu a Itália por 3 sets a 0. Na fase de grupos, a seleção brasileira havia perdido para os italianos por 3 a 1.

Vôlei masculino nas Olimpíadas

A seleção masculina de vôlei disputou 16 vezes as Olimpíadas, conquistando o ouro em 1992, 2004 e 2016. Além disso, foi prata em 1984, 2008 e 2012, estes dois últimos, com Bruninho fazendo parte do time. Na última edição, em 2024, caiu nas quartas de final para os Estados Unidos, por 3 a 1, após ter feito uma primeira fase ruim, classificando apenas em terceiro.

PUBLICIDADE
Better Collective