Lucas Silva em campo pelo Cruzeiro - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O Cruzeiro tem tido uma ótima temporada em 2025, está na disputa das quarta de final da Copa do Brasil e na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, além de jogar um futebol bonito, envolvente e muito organizado. De acordo com o ex-jogador Walter Casagrande, o segredo para esse desempenho está no meio de campo, mais especificadamente na dupla de volantes formada por Lucas Silva e Lucas Romero.
Em participação no programa “UOL New Esporte”, do Canal UOL, o comentarista esportivo destacou a dupla de meio-campistas da Raposa e apontou que a qualidade dos dois no passe para os companheiros é fundamental para a engrenagem da equipe celeste, pois dá agilidade na criação das jogadas e deixa os meias e atacantes mais próximos do gol adversário.
“O Cruzeiro tem uma das melhores duplas de volante do futebol brasileiro nesse momento — Lucas Silva e Lucas Romero. É uma dupla de volantes que não tem tanta intensidade, mas erra pouco passe, distribui o jogo muito fácil, organiza, coloca ritmo no time, coloca dinâmica na partida. É um dos segredos desse time”, exaltou Casão.
Na vitória da Raposa contra o arquirrival Atlético-MG neste meio de semana, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, por 2 a 0, na Arena MRV, os dois meio-campistas foram essenciais, segundo o comentarista. Para ele, o momento vivido pelos dois rivais não é nem possível comparar. O Cruzeiro é muito superior ao Galo em 2025.
“O segredo é o meio-campo. Os dois volantes do Cruzeiro desequilibram na questão do passe, do posicionamento, do ritmo do jogo. Eles fazem a bola correr, não são eles que correm muito. Principalmente o Lucas Silva: muito cerebral. Não tem comparação de um time com o outro, nem um treinador com o outro nesse momento”, concluiu Casagrande, destacando ainda os técnicos Cuca, do Galo, e Leonardo Jardim, da Raposa.
Cruzeiro vai poupar contra o São Paulo em jogo do Brasileirão?
Após vitória no primeiro jogo contra o Atlético-MG, o Cruzeiro volta a campo já neste sábado (30), contra o São Paulo, em partida da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada no Mineirão, às 21h (horário de Brasília). A expectativa é que o técnico Leonardo Jardim poupe alguns dos jogadores mais desgastados do time titular.
Segundo o técnico português, o termo poupar não é o melhor escolhido, pois ele sempre quer colocar o melhor time possível e isso depende das condições físicas dos jogadores. “Não tenho por hábito poupar. Tenho como hábito gerir. Com certeza, podemos fazer alterações em relação ao 11 base, mas não é para poupar, porque temos que seguir no campeonato”, iniciou Leonardo Jardim.
“Quero gerir para ter uma intensidade boa e não ter apenas 45 minutos, como aconteceu contra o Santos. Com certeza, vamos gerir alguns jogadores, não sei quantos, vou pensar depois”, finalizou, lembrando da derrota sofrida contra o Peixe, no Brasileirão, depois de ter atuado com força total na classificação diante do CRB, pela Copa do Brasil.
Quando Sinisterra vai estrear?
A expectativa é que o novo reforço para o ataque, o colombiano Luis Sinisterra possa fazer sua estreia pelo Cruzeiro diante do São Paulo. “Não para entrar de início, mas pode ser uma opção para entrar no jogo. Vamos ver a condição dele e depois vamos apostar na data Fifa para ve se conseguimos aumentar a condição dele para que ele nos ajude”, concluiu o treinador lusitano.

