Clubes do Brasileirão triplicam gastos com transferências desde 2019; Palmeiras, Flamengo e Botafogo lideram
Verdão, Mengão e Glorioso investiram 250 milhões em reforços na atual temporada e inflaram o valor de mercado do Campeonato Brasileiro
Flamengo e Palmeiras disputam o Brasileirão (foto: Cesar Greco/SEP)
De acordo com informações do site Transfermarkt, os clubes do Brasileirão Série A atingiram a marca de 451 milhões de euros gastos em contratações de atletas neste ano. O valor é três vezes superior a 2019, último ano pré-pandemia do coronavírus, quando as agremiações desembolsaram quase 152 milhões. A diferença pode aumentar, uma vez que a atual janela de transferências vai permanecer aberta até o dia 2 de setembro.
O aumento é de quase 450%, quando se estende o prazo de comparação. Os times da elite do futebol nacional gastaram 101.5 milhões de euros, na temporada 2016. O uruguaio Nico López foi a contratação mais cara daquele ano. O Internacional investiu quase 9.5 milhões de euros. Atualmente ele sequer ficaria no top-10.
Vendas turbinam cofres de clubes do Brasileirão
Palmeiras, Flamengo e Botafogo são os principais responsáveis por tal crescimento. Segundo o Transfermarkt, os clubes já investiram 250 milhões de euros em contratações. O valor supera o total aportado por todos os times do Brasileirão até 2023.
A plataforma destaca vendas recentes. O Palmeiras transferiu Endrick para o Real Madrid, Estêvão para o Chelsea e Vítor Reis para o Manchester City. O colombiano Richard Ríos também pode ser mencionado.
Conforme o Transfermarkt, o Benfica pagou 27 milhões de euros pelo meio-campista. O Botafogo, por sua vez, vendeu Luiz Henrique para o Zenit. O clube russo também pagou alto para contratar Gerson, junto ao Flamengo.
Campeonato está mundialmente valorizado
Segundo a plataforma, o Brasileirão é o sexto torneio mais caro do futebol mundial. A competição está precificada em 1.75 bilhão de euros. O valor é maior que campeonatos secundários do futebol europeu como o Holandês, Português, Turco e Belga. O torneio nacional perde para o Inglês, Italiano, Espanhol e Francês.

