Abel Ferreira é o técnico do Palmeiras - (Dan Mullan/Getty Images)
Insatisfeitos com o trabalho de Mano Menezes, torcedores do Grêmio cobram diariamente uma atitude mais firme do presidente Alberto Guerra. Além de Juan Pablo Vojvoda livre no mercado, outro nome passou a estar entre os preferidos dos gremistas. Trata-se de Abel Ferreira, que possui vínculo com o Palmeiras até o final desta temporada e já não goza de prestígio com boa parte dos palmeirenses.
Na eliminação para o Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o português não só foi vaiado, mas também xingado por boa parte daqueles que estavam presentes no Allianz Parque. Irritados, muitos entendem que o ciclo do vitorioso profissional chegou ao fim. Desta forma, adeptos do time gaúcho passaram a cogitá-lo no Sul.
Abel Ferreira no Grêmio
O perfil “Gremistón”, no X (antigo Twitter), influente entre os torcedores, levantou essa possibilidade fazendo um pedido para Marcelo Marques, empresário que participou da contratação de Luis Suárez em 2023, e que pagou R$ 130 milhões na Arena do Grêmio.
Nos comentários, muitos, evidentemente, aprovariam a contratação de Abel Ferreira, mas reconhecem ser uma chance muito remota pelo custo, sobretudo salarial, e por acreditarem que o português, ao deixar o Palmeiras, assumiria uma equipe da Europa ou mundo árabe.
Fim de ciclo no Verdão?
É o que acredita o jornalista Milton Neves. Horas depois da partida de ontem, o cronista esportivo escreveu uma coluna abordando o revés do Verdão e a relação estremecida do treinador com os torcedores do Palmeiras. Em sua avaliação, tudo leva a crer que o ‘casamento’ está perto do fim. “A paciência dos dois lados acabou”, opinou.
Na entrevista coletiva, Abel disse entender o nível das cobranças e que este é o momento de todos agora absorver a derrota e seguir lutando nas demais frentes da temporada, como a Libertadores e o Brasileirão. Sobre o futuro, preferiu não se aprofundar. O Palmeiras, porém, mantém o desejo de renovar o vínculo até 2027, ano que termina o mandato de Leila Pereira.
“Abel, sim, é um treinador que pretendemos e queremos renovar. Até dezembro de 2027. Quando a gente fala isso, é quando o ciclo da presidente se encerra. E se o Abel entender e quiser, e ele já disse para nós que tem essa vontade, ele vai continuar esse processo conosco”, relatou Anderson Barros, diretor de futebol.
Mano Menezes pressionado
Prestigiado publicamente, Mano Menezes sabe que somente bons resultados serão suficientes para mantê-lo no cargo. Com Vojvoda livre, a pressão sobre seu trabalho tende a ser cada vez maior. O próximo compromisso gremista acontece no domingo (10), às 20h30 (de Brasília), contra o Sport, na Arena, pelo Brasileirão.

