Matheus Franca, do Crystal Palace, comemora o primeiro gol de sua equipe durante a partida da Premier League entre Southampton FC e Crystal Palace FC no St Mary's Stadium, em 2 de abril de 2025, em Southampton, Inglaterra. (Foto de Alex Pantling/Getty Images)
O Cruzeiro está de olho em mais uma peça para reforçar o elenco e negocia a contratação do meia-atacante Matheus França, de 21 anos. Revelado pelo Flamengo, o jogador está sem espaço no Crystal Palace, da Inglaterra, e pode chegar por empréstimo.
Cruzeiro abre conversas para contratar Matheus França, ex-Flamengo
A informação foi confirmada pelo jornalista Cahê Mota, que destacou que as tratativas ainda estão em estágio inicial. A ideia é que o atleta ganhe mais minutos de jogo, já que não vem sendo utilizado no clube inglês.
Matheus França ganhou destaque nas categorias de base da Seleção Brasileira e subiu ao profissional do Flamengo em 2022. Na temporada de estreia, marcou seis gols e participou das campanhas vitoriosas da Libertadores e da Copa do Brasil. No ano seguinte, sob o comando de Vítor Pereira, manteve o bom desempenho, com três gols e uma assistência antes de ser negociado.
Sua venda para o Crystal Palace foi fechada em 20 milhões de euros, com possibilidade de mais 5 milhões em bônus, que não chegaram a ser ativados. A transferência aconteceu após o jogador encantar John Textor, então um dos proprietários do Palace, durante partida do Sub-20 do Flamengo contra o Botafogo na Gávea.
Dificuldades na Inglaterra e interesse do Cruzeiro
Lesões nas costas e na coxa atrapalharam a adaptação de Matheus França à Premier League. Em duas temporadas, disputou 19 partidas, com apenas um gol e uma assistência. Apesar de integrar o elenco campeão da FA Cup, o jovem não esteve nem no banco na conquista da Supercopa da Inglaterra sobre o Liverpool, no último fim de semana.
Com isso, seus representantes intensificaram nas últimas semanas o contato com a diretoria do Cruzeiro. A Raposa vê com bons olhos um empréstimo, mas descarta investimento imediato para compra definitiva. O avanço das negociações dependerá da disposição do Crystal Palace em liberar o jogador para ganhar ritmo no Brasil.

