Cruzeiro ganhou do Botafogo no Nilton Santos. (Foto: Rodrigo Ferreira/Cruzeiro)
Na tarde deste domingo, o Cruzeiro venceu o Botafogo por 2 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela 18ª rodada do Brasileirão. O time mineiro construiu sua vantagem ainda no primeiro tempo com gols de Christian e Kaio Jorge.
Com essa vitória, o Cruzeiro volta momentaneamente à liderança do Brasileirão, com 37 pontos. Porém, terá que secar o Flamengo, que joga ainda neste domingo contra o Ceará, e pode retomar a posição. Enquanto isso, o Botafogo fica na sétima colocação, com 26 pontos.
1º tempo: Cruzeiro anula Botafogo e abre boa vantagem
O Botafogo jogava em casa, mas o time dominante mesmo foi o Cruzeiro. E não foi em questão de posse de bola, mas a Raposa anulou o Fogão em pleno Nilton Santos. Nas poucas chegadas do Alvinegro, em nenhuma ele conseguiu exigir defesas de Cássio.
Assim, o Cruzeiro aproveitou para abrir o placar aos 23 minutos. Em uma saída de jogo errada de John, a Raposa fez uma bela jogada de pé em pé até que Kaiki Bruno recebeu na esquerda e fez um belo cruzamento rasteiro para a área. Então, Christian só empurrou para as redes e fez 1 a 0.
Em seguida, aos 41 minutos, o Botafogo errou de novo, e foi fatal. Alex Telles fez um cruzamento ruim para a área, e a zaga celeste afastou. Assim, a bola caiu nos pés de Kaio Jorge, que puxou um contra-ataque muito veloz. Na linha de fundo, o artilheiro cruzou rasteiro e Matheus Pereira finalizou no canto alto de John para fazer 2 a 0.
2º tempo: Botafogo melhora, mas Cruzeiro garante vitória
No retorno do intervalo, o Botafogo até melhorou na partida, mas não conseguiu pressionar a ponto de fazer o seu gol. Logo no começo, Artur Victor assustou Cássio duas vezes. No primeiro lance, o camisa 7 tentou uma bicicleta, e obrigou o experiente goleiro a fazer sua primeira defesa no goleiro. Em seguida, ele recebeu um passe de Vitinho e tentou bater forte de direita, mas a bola passou perto da trave e foi para fora.
O Cruzeiro teve apenas a missão de administrar sua vitória, e conseguiu garantir a vitória por 2 a 0. Porém, o time mineiro pouco chegou no gol de John durante o segundo tempo, e viu o Botafogo dominar, ao contrário da primeira etapa.
Ficha técnica – Botafogo 0 x 2 Cruzeiro (Brasileirão 2025)
Data: 3 de agosto de 2025 (domingo).
Horário: 16h (Horário de Brasília).
Local: Estádio Nilton Santos (Rio de Janeiro – RJ).
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP).
Cartões amarelos: Barboza, Allan, Correa (Botafogo), Kaiki e Christian (Cruzeiro).
Gols: Christian e Matheus Pereira (Cruzeiro).
Escalação do Botafogo: John; Vitinho, Kaio Pantaleão (David Ricardo), Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Allan (Newton) e Marlon Freitas (Danilo); Artur (Joaquín Correa), Savarino e Montoro; Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
Escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero e Lucas Silva; Christian (Matheus Henrique) e Wanderson (Marquinhos); Matheus Pereira (Eduardo) e Kaio Jorge (Lautaro Díaz). Técnico: Leonardo Jardim.

