Luka Doncic e Shai Gilgeous-Alexander, estrelas da NBA. Foto: William Purnell/Getty Images
Shai Gilgeous-Alexander, Luka Doncic, Nikola Jokic e Giannis Antetokounmpo. A NBA atual é dominada por estrangeiros e vive um cenário que jamais aconteceu no passado, com sete temporadas seguidas tendo MVPs estrangeiros; o último estadunidense a vencer o prêmio foi James Harden, em 2017/18.
Antetokounmpo faturou o prêmio em 2018/19 e 2019/20, seguido por Jokic em 2020/21 e 2021/22. Logo depois, Joel Embiid “entrou na festa” e levou a estatueta para casa em 2022/23, e o pivô sérvio voltou a ganhar em 2023/24. Por fim, Shai fez uma temporada histórica no Oklahoma City Thunder e é o atual MVP.
Para 2025/26, a tendência deve continuar a mesma. Os quatro citados no começo deste texto são os grandes favoritos e podem aumentar para oito taças seguidas de estrangeiros.
Chegou a hora de Luka Doncic?
De todos os mencionados, o esloveno é o único que ainda não venceu o prêmio. No Dallas Mavericks, o camisa 77 teve temporadas absurdas, como em 2023/24, quando teve 33,9 pontos de médias, mas foi “atrapalhado” pela má campanha de sua equipe e ficou atrás de Jokic e Shai na votação.
Agora em uma nova franquia e cada vez mais consolidado como o protagonista do Los Angeles Lakers, Doncic é apontado como um dos favoritos. Para isso, ele terá que superar dois obstáculos: os problemas físicos recorrentes e a oscilação do time de LA, que vive uma montanha-russa de emoções nos bastidores.
Se conseguir se manter saudável e a equipe de Los Angeles ficar pelo menos entre as quatro melhores na conferência oeste, certamente Doncic vai ficar entre os primeiros na corrida para o MVP.
Dobradinha de Shai Gilgeous-Alexander?
Pesa a favor do armador canadense o fato do OKC ter o atual melhor time da NBA. Além do mais, Shai é um dos jogadores mais consistentes que já pisaram na liga e sempre mantém um alto aproveitamento dentro de quadra somado a uma pontuação alta de média (ele foi o cestinha temporada passada, com 32,7 pontos).
O craque do Thunder foi o vice na corrida pelo MVP em 2023/24 e faturou sua primeira conquista em 2024/25. Portanto, é possível cravá-lo como um dos grandes favoritos para a próxima temporada.
O domínio de Jokic e Antetokounmpo
Eles estão há algum tempo no topo da NBA. O sérvio e o grego entram todos os anos como um dos favoritos e se estabeleceram como dois dos maiores estrangeiros da história do basquete.
Em uma análise fria, Jokic leva vantagem para 2025/26 por um simples motivo: o Denver Nuggets é muito melhor que o Milwaukee Bucks atualmente. Milwaukee deve ficar em uma colocação não tão favorável na conferência leste, o que atrapalha na avaliação de Giannis para MVP, enquanto ‘The Joker’ tem grande probabilidade de ficar no top-3 no oeste.
Mas, no fim das contas, ambos têm grandes condições de colocar as mãos em um novo prêmio. Jokic já tem três, e Antetokounmpo soma dois, além de um prêmio de defensor do ano.
Quem corre por fora?
É possível cravar que o MVP será um dos quatro citados acima. No entanto, alguns jogadores podem surpreender. LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant seguem jogando em alto nível, mas é improvável que eles mantenham a consistência do começo ao fim da temporada, até porque já não estão no auge físico em suas carreiras.
Para terminar, um nome precisa ser mencionado: Victor Wembanyama. O pivô francês do San Antonio Spurs é um fenômeno, porém ainda não é possível saber quando ele vai “explodir” de vez. Quem sabe o ‘ET’ não alcança um patamar imensurável logo em sua terceira temporada na NBA?

