Jogadores do Palmeiras contra o Ceará pelo Brasileirão (Ricardo Moreira/Getty Images)
Após a dura eliminação na Copa do Brasil para o seu principal rival, o Palmeiras vira a chave e foca na Libertadores, em busca de mais um título. Na primeira fase, o Verdão teve 100% de aproveitamento e garantiu o primeiro lugar geral, podendo decidir em casa todos os mata-matas. Agora, o time comandado por Abel Ferreira encara o Universitario, do Peru, com amplo favoritismo para avanças às quartas.
Onde assistir Universitario x Palmeiras pela Libertadores
- Universitario x Palmeiras: Libertadores – oitavas de final (ida)
- Data: 14 de agosto (quinta-feira)
- Horário: 21h30 (de Brasília)
- Local: Monumental “U”, em Lima, no Peru
- Onde assistir: ESPN (TV fechada) e Disney+ (streaming)
Retrospecto das equipes
Universitario e Palmeiras já se enfrentaram 14 vezes, com ampla vantagem para o clube brasileiro, que venceu 10, contra quatro dos peruanos. O último duelo entre as equipes aconteceu na fase de grupos da Libertadores de 2021, com uma goleada história por 6 a 0 aplicada pelo Verdão. Naquele dia, estiveram em campo Weverton, Gómez e Veiga, que seguem no elenco até hoje, além do técnico Abel Ferreira.
A última vez que os peruanos venceram o Palmeiras foi pela fase de grupos da Libertadores de 1979, em partida disputada no Pacaembu. No fim, nenhuma das duas equipes avançaram ao mata-mata, já que apenas o primeiro colocado de cada grupo passava. As outras vitórias aconteceram apenas em amistosos, nos anos 50 e 60.
O Universitario é o segundo colocado do Campeonato Peruano e não perde há 12 jogos, somando todas as competições. Na Libertadores, foi segundo colocado do grupo B com 8 pontos, somando duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O Palmeiras, por sua vez, é terceiro colocado no Brasileirão e não perde na competição há seis partidas. No torneio continental, venceu todos os jogos da primeira fase.
Desfalques e prováveis escalações de Universitario e Palmeiras
Para este jogo, o técnico Abel Ferreira ainda não poderá contar com Paulinho, Bruno Rodrigues e Bruno Fuchs. Estes dois últimos estão perto de retornar, enquanto o ex-atacante do Galo só deve voltar em 2026. Raphael Veiga e Marcos Rocha, não viajaram por conta de problemas físicos. Já o Universitario, tem o atacante Diego Churín, um dos principais nomes da equipe, como dúvida. Veja as prováveis escalações:
Universitario: Britos; Corzo, Santamaría, Benedetto; Polo, Ureña, Concha, Vélez (Pérez), Carabalí; Flores, Valera (Rivera).
Palmeiras: Weverton; Giay, Gómez, Micael (Murilo) e Piquerez; Aníbal Moreno, Evangelista e Maurício; Facundo Torres, Sosa (Felipe Anderson) e Vitor Roque.

