Ex-Palmeiras, Mayke elogia Abel Ferreira e aponta diferencial: “É muito estudioso e quer sempre ganhar”
Novo reforço do Santos, o experiente lateral atuou por oito anos no Verdão, se tornando um dos maiores vencedores da história do clube
Abel Ferreira passando instruções para Mayke no Palmeiras (Heuler Andrey/Getty Images)
O lateral-direito Mayke deixou o Palmeiras rumo ao Santos, após construir uma carreira brilhante dentro do Verdão, se tornando o maior campeão da história do clube, com 12 títulos conquistados, com destaques para os três Campeonatos Brasileiros e as duas Libertadores, na qual ele foi titular na decisão de 2021, contra o Flamengo, dando assistência para o primeiro gol, marcado por Raphael Veiga.
Já fora do clube, o atleta concedeu uma entrevista ao podcast “Podporco”, onde relembrou a sua trajetória no Verdão, em uma história que começou ainda em 2017. Então, ao falar sobre a conquista do bicampeonato da Libertadores, Mayke disse que o técnico Abel Ferreira treinou bastante aquela jogada do primeiro gol, o que foi fundamental para ter saído de forma perfeita.
Em seguida, o lateral disse que Abel Ferreira é um grande treinador e destacou a forma como ele prepara o time para as partidas. “O Abel é muito estudioso e quer sempre ganhar, é fascinado em ganhar. E ele é muito estudioso, vai jogar contra o Flamengo? Ele estuda o Flamengo. Depois é contra o Botafogo? Estuda o Botafogo. Não é aquela coisa de ter o mesmo estilo contra todos os adversários, ele muda de acordo com a partida. E você entra em campo sabendo o que tem que fazer, o que foi ensaiado”, disse.
Mayke fala sobre Felipão
Mayke trabalhou talvez com os dois maiores treinadores da história palmeirense, já que muitos torcedores colocam Abel e Felipão no topo. E, ao lado de Scolari, o lateral foi campeão Brasileiro de 2018. Sobre o ex-treinador, o jogador demonstrou muita gratidão. “O Felipão eu tenho um carinho enorme, até hoje, ele era um pai mesmo. E não só eu sentia isso dentro do elenco, todo mundo amava ele. Ele é especial, me ajudou muito na carreira. Com ele, recebi a Bola de Prata, fui o melhor lateral do Brasileirão.”
Mayke chegou ao Palmeiras em 2017, após boas temporadas no Cruzeiro, sendo bicampeão Brasileiro. No clube paulista, teve a concorrência de Marcos Rocha e nem sempre foi titular absoluto da posição, mas conseguiu ser importante em diversos momentos. Aos 32 anos, o lateral deixou o Palmeiras com 314 jogos disputados, oito gols, 26 assistências e 12 títulos.
Maiores campeões pelo Palmeiras
Os 12 títulos pelo Verdão colocam Mayke em uma seleta lista dos jogadores que mais conquistaram títulos na história do clube, ao lado de Ademir da Guia, Junqueira, Dudu, Gómez, Marcos Rocha e Weverton. Estes três últimos, conquistaram as mesmas coisas que o atual jogador do Santos. Entre todas as conquistas, 10 foram sob o comando de Abel Ferreira. As exceções foram o Brasileirão de 2018 com Felipão e o Paulistão de 2020 com Luxemburgo.
Com cinco conquistas, Mayke é o jogador com mais títulos do Brasileirão na era dos pontos corridos, vencendo dois pelo Cruzeiro e três pelo Palmeiras. No geral, porém, fica atrás de Pelé, Pepe e Lima, que venceram seis vezes o torneio nos anos 60, com a camisa do Santos. Agora no Peixe, o lateral pode fazer a sua estreia já na próxima segunda (04), diante do Juventude.

