O técnico Filipe Luís em ação pelo Flamengo (Adriano Fontes/Flamengo)
Assim como Abel Ferreira já observou nas últimas temporadas nos jogos do Palmeiras, Filipe Luís vê uma mudança de comportamento dos adversários quando enfrentam o Flamengo. Segundo o técnico do time carioca, os rivais entram para fazer o “jogo da vida” e, por isso, os jogadores rubro-negros têm que ter ainda maior concentração para conseguir as vitórias.
Em entrevista ao programa “Resenha do Galinho”, como ídolo flamenguista Zico, a FlamengoTV, o treinador rubro-negro, que ainda é novato na profissão – assumiu o elenco profissional da equipe carioca em outubro do ano passado – explicou que vem notando a diferença das equipes que enfrenta ao longo da temporada.
“Hoje a gente sente isso: a gente sempre enfrenta a melhor versão dos adversários. A gente não enfrenta o adversário desmotivado, jamais acontece. Contra o Flamengo todo mundo vem para a fazer o jogo da vida, porque você está mais exposto do que nunca, então é a tua oportunidade de mostrar para o Brasil e para o mundo quem você é”, destacou Filipe Luís, que teve o apoio de torcedores nas redes sociais.
“Isso também exige uma concentração maior, uma mobilização maior para cada jogo. Mas ao mesmo tempo é um privilégio”, completou o treinador do Flamengo, avaliando que seu time tem que estar sempre muito bem preparado para igualar o nível de vontade de vencer que os adversários conseguem nesses confrontos.
Volta dos dribladores?
Na mesma entrevista com Zico, Filipe Luís ainda falou sobre uma mudança que tem observado não só n futebol brasileiro, mas também em outros países: o sistema de marcação das equipes tem passado a ser individual, o que complica ainda mais para o Flamengo conseguir furar as defesas dos adversários. Por isso, ele aponta que os atletas cada vez mais terão que partir para o drible e quebrar as marcações.
“O futebol hoje está voltando a ser esse futebol de encaixes individuais, de homem a homem, de perseguições. Na Premier (League, na Inglaterra) já é uma tendência, no Campeonato Francês também. E cada vez mais o clubes estão fazendo esse tipo de defesa, que é a que mais contrapõe o jogo de posição. Então, pode ver que todos os times agora, a maioria, estão fazendo isso e está incomodando bastante. Aí nós vamos ter que voltar a ter dribladores, gente que não perde a bola”, avaliou o técnico rubro-negro.
Próximo jogo do Flamengo
Depois de garantir a classificação às quartas de final da Libertadores ao eliminar o Internacional, o Flamengo volta todas suas atenções ao Brasileirão. Líder isolado da competição nacional, com 43 pontos, o time carioca recebe a visita do Vitória, nesta segunda-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Maracanã, em jogo que fecha a 21ª rodada.

