Fred Vasseur vê ‘choque cultural’ sobre Hamilton e indica lentidão em melhora da Ferrari F1: “Realmente está demorando”
Profissional é um dos responsáveis pela contratação do piloto sete vezes campeão da Fórmula 1: “Provavelmente subestimamos o desafio”
Fred Vasseur chefia a equipe de Fórmula 1 da Ferrari desde 2023 e foi um dos responsáveis pela contratação de Lewis Hamilton (foto: Jared C. Tilton/Getty Imagens)
A Ferrari criou expectativas em relação ao próprio desempenho após contratar Lewis Hamilton. A transferência do piloto sete vezes campeão da Fórmula 1 para a escuderia mais vencedora da categoria agitou o mercado do automobilismo. No entanto, o britânico está longe da liderança.
O automobilista tem 109 pontos e é apenas o 6° colocado. Hamilton tem menos da metade de pontos que o atual líder, Oscar Piastri. De acordo com o chefe da equipe italiana, Fred Vasseur, o competidor ainda está se adaptando ao novo ambiente de trabalho.
“Provavelmente subestimamos o desafio de Hamilton, no começo da temporada. Ele passou dez anos na McLaren e outros dez na Mercedes. São 20 anos no mesmo ambiente. É uma grande mudança em termos culturais e de companheiros de trabalho ao redor, além de pilotagem e novos softwares. Apesar disso, estou muito satisfeito porque ele voltou ao ritmo nas últimas quatro ou cinco etapas”, iniciou.
Crescimento e objetivos na Fórmula 1
Fred Vasseur ocupa o cargo desde 2023 e ajudou para que a Ferrari conquistasse o vice-campeonato de construtores, no ano passado. Esperava-se que a marca automotiva brigasse pelo título deste ano. Entretanto, o que se vê é um isolamento maior da atual campeã, McLaren, na primeira posição.
“Estou realmente convencido de que está demorando, mas geralmente as boas histórias da Fórmula 1 demoram. É necessário algum tempo para montar uma equipe e recrutar as pessoas que você quer. Queremos ser ágeis, mas a realidade é inerte. O objetivo é claro e todos estão alinhados. Não é segredo que a Ferrari quer vencer novamente”, prosseguiu.
Ferrari renova contrato de Fred Vasseur
Havia rumores de que o profissional seria dispensado, mas a realidade foi outra. A Ferrari renovou o contrato de Fred Vasseur por pelo menos mais duas temporadas. Segundo o dirigente, a extensão do vínculo dá mais tranquilidade para trabalhar.
“(A renovação) é um bom passo no processo. Houve conversas e rumores na imprensa. Não é fácil para a estabilidade da equipe, mas isso ficou para trás. Adoro trabalhar com os rapazes. (A Ferrari) é um time com muita paixão. Isso é uma motivação extra. Estou realmente convencido de que estamos na direção certa”, concluiu.

