Home Automobilismo Gabriel Bortoleto pode ser o melhor novato da Fórmula 1, opina o ex-piloto Jolyon Palmer: “Possível estrela no futuro”

Gabriel Bortoleto pode ser o melhor novato da Fórmula 1, opina o ex-piloto Jolyon Palmer: “Possível estrela no futuro”

Brasileiro forma dupla com o alemão Nico Hulkenberg, pela Sauber, e vive o primeiro ano da carreira como piloto titular na categoria

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
Gabriel Bortoleto pode ser o melhor novato da Fórmula 1, opina o ex-piloto Jolyon Palmer: “Possível estrela no futuro”

Gabriel Bortoleto vive o primeiro ano como piloto titular da Fórmula 1 (foto Clive Rose/Getty Imagens)

Gabriel Bortoleto impressionou neste começo de trajetória como titular da Fórmula 1. O brasileiro finalizou a metade inicial da temporada 2025 em 17° lugar no campeonato entre pilotos e com 14 pontos somados pela Kick Sauber. Em artigo publicado no site oficial da categoria, o ex-piloto Jolyon Palmer analisou que o paulista pode ser eleito o melhor novato deste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Inícios de corridas, evitar erros e incidentes, além de gerenciar estratégias e o desempenho dos pneus são coisas que necessitam de tempo para dominar. Tenho certeza de que Bortoleto tem um longo caminho pela frente, mas ele pode ser visto como uma possível estrena no futuro”, iniciou.

Ex-piloto foi dupla do atual companheiro de Gabriel Bortoleto

Palmer competiu na Fórmula 1 por dois anos (2016 e 2017) pela Renault e destacou que foi dupla de Nico Hulkenberg, atual companheiro de Gabriel Bortoleto. Ele disse que sabe das dificuldades que o alemão proporciona e analisou que o representante do automobilismo nacional está fazendo um bom trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“A diferença entre eles está diminuindo nos dias de corridas. O desempenho de Bortoleto na Hungria é um ótimo exemplo de aprendizado e evolução do competidor. Executar a estratégia de apenas uma parada não foi fácil, mesmo sendo a melhor opção. Exigiu um bom gerenciamento de pneus em algumas fases da corrida e numa pista em que é fácil derrapar”, prosseguiu.

Fórmula 1 tem vários novatos na atual temporada

Além de Gabriel Bortoleto, os pilotos Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Oliver Bearman (Haas), Isack Hadjar e Liam Lawson (ambos da Racing Bulls) são titulares da categoria pela primeira vez. Jack Doohan (Alpine) completa a lista, mas ele foi substituído por Franco Colapinto, no início do campeonato.

“Sair da Fórmula 2 é um grande salto. Embora os carros tenham semelhanças como pneus Pirelli e DRS, estão muito longe do que é a Fórmula 1 em termos de desempenho. As equipes não disputaram a contratação de Gabriel Bortoleto. É incrível vê-lo superar tais adversidades”, concluiu Palmer.

PUBLICIDADE
Better Collective