Carballo, volante emprestado pelo Grêmio - Foto: Pedro H. Tesch/Getty Images
O Grêmio tem utilizado a janela de transferência para dar destino a jogadores que não estão sendo aproveitados por Mano Menezes. Após rescindir o contrato com o meia Nathan, o clube confirmou, na noite desta quarta-feira (13), o empréstimo de Felipe Carballo ao Portland Timbers, dos Estados Unidos.
Carballo voltará a atuar na Major League Soccer (MLS), já que, na temporada passada, o jogador uruguaio esteve no New York Red Bulls, onde realizou 27 jogos entre 2024 e 2025, também emprestado pelo Grêmio.
A volta com a intenção de saída
Com o fim do empréstimo nos Estados Unidos, Felipe Carballo voltou a treinar no CT Luiz Carvalho no dia 21 de julho, mas desde o início a intenção do Grêmio já era encontrar um novo destino para o jogador, seja uma venda ou empréstimo. O Nacional, do Uruguai, surgiu como uma possibilidade, mas o negócio não avançou.
O empréstimo para o Portland Timbers
Desde a semana passada, o empréstimo de Carballo ao Portland Timbers já estava sendo negociado. O clube gaúcho oficializou o negócio, que vai até o dia 31 de dezembro deste ano, com opção de compra estipulada ao final do período. O valor dessa cláusula não foi revelado.
Contratado em 2023, Carballo foi titular do Grêmio em diversas oportunidades em sua primeira temporada. Em 2024, machucou-se e chegou a operar o púbis, o que originou o início do fim de sua trajetória pelo Tricolor Gaúcho. No período em que esteve no Brasil, realizou 54 jogos.
Torcida questiona modelo do negócio
A opção de compra ao final do ano gerou questionamentos de torcedores do Grêmio, que entendiam que o clube deveria ter incluído uma obrigação de compra para tornar a saída de Carballo definitiva. Foi feita, inclusive, uma comparação com o negócio entre o Tricolor e o Cruzeiro pelo lateral Marlon.
Sem poder contar com o jogador, já que uma nova saída fazia parte do planejamento, alguns torcedores do Grêmio defenderam a ideia de que Carballo poderia ter sido melhor aproveitado, chegando a compará-lo com Edenílson, que vem sendo utilizado no meio-campo por Mano Menezes.

