Lian está próximo de deixar o Grêmio (Foto: Divulgação)
O mercado da bola no Grêmio não se resume apenas aos jogadores do elenco profissional. A diretoria também tem se movimentado em relação aos garotos das categorias de base. A novidade mais recente envolve o atacante Lian, de 19 anos, que está de saída do clube rumo à Espanha.
Revelado pelo Grêmio em 2023, Lian não conseguiu se firmar no elenco principal. Após uma breve passagem pelo time profissional, retornou ao sub-20 para dar continuidade à sua formação e, desde então, não recebeu novas oportunidades.
Os detalhes do negócio de Lian
O destino de Lian será o Ponferradina, da terceira divisão da Espanha, segundo informações de Filipe Duarte e Marco Souza, do portal GZH. O ponta-direita tem contrato com o Grêmio apenas até o fim desta temporada e, por isso, será liberado sem custos. O Imortal manterá 50% dos direitos econômicos do jogador, visando uma possível venda futura. O Barretos, clube do interior de São Paulo, também detém uma porcentagem dos direitos do atleta.
Ainda de acordo com a reportagem da GZH, o atacante é bem avaliado internamente pelo seu porte físico, mas as seguidas lesões dificultaram sua continuidade no time principal. A diretoria espera que a mudança de clube represente uma oportunidade de evolução na carreira de Lian.
Torcedores opinam sobe saída
Pouco aproveitado, Lian não chegou a se tornar amplamente conhecido pela torcida gremista. Ainda assim, há quem o recorde e lamente o fato de o jogador não ter tido uma sequência de oportunidades antes de deixar o clube.
O modelo de negociação também gerou questionamentos. Um torcedor sugeriu um empréstimo, mas, para isso, o Grêmio precisaria renovar o contrato do jogador, o que não parece estar nos planos do clube gaúcho, que optou por apostar no futuro e manter 50% dos direitos econômicos.

