Jemerson durante eliminação do Grêmio na Sul-Americana (Créditos: Pedro H. Tesch/Getty Images)
O Grêmio ainda não decolou de vez na retomada do calendário nacional após a paralisação por conta do Mundial de Clubes. Superado pelo Fluminense no último final de semana na 18ª rodada do Brasileirão, o Imortal chegou ao terceiro revés no recorte, e viu o temido Z4 ficar próximo mais uma vez. Levando em consideração apenas os jogos depois do dia 12 de julho, o time sulista figura como o quinto pior entre os 20 participantes.
Tendo faturado quatro de 15 pontos disputados, o Tricolor dos Pampas só fica na frente do trio que ocupa a zona de rebaixamento: Sport, Juventude e Vasco, e do Fluminense, que ostentava um bom desempenho antes do Mundial, e retornou dos EUA irreconhecível, vencendo a primeira justamente em cima do Grêmio.
- Derrotas: Fluminense (1 a 0), Palmeiras (1 a 0) e Cruzeiro (4 a 1)
- Empate: Vasco (1 a 1)
- Vitória: Fortaleza (2 a 1)
Z4 pós-Mundial
- 17º Atlético-MG – 3 pontos em 4 jogos (1V)
- 18º Juventude – 3 pontos em 5 jogos (1V)
- 19º Sport – 3 pontos em 5 jogos (0V)
- 20º Vasco – 2 pontos em 4 jogos
Chances de rebaixamento do Grêmio aumentam
De acordo com levantamento do Departamento de Matemática da UFMG, o Tricolor viu as chances de rebaixamento crescerem para 27,1% após o revés frente ao Fluminense, no Maracanã. Na escala dos mais ameaçados, o time sulista é o sétimo, com Sport (94,5%), Juventude (78,3%), Fortaleza (43,2%) e Vasco (43,2%) com os maiores índices de risco no Brasileirão.
Outro ponto que preocupa na campanha do Grêmio é o rendimento longe da Arena do Grêmio: são apenas cinco tentos somados em 27 disputados. Desde que Mano Menezes assumiu o time, apenas um triunfo como visitante foi conquistado em sete duelos, quatro derrotas e dois empates fecham o retrospecto parcial.
Desfalques em peso para duelo contra o Sport
Para a partida do próximo final de semana diante do Sport, em Porto Alegre, o Grêmio terá uma série de problemas, principalmente no sistema defensivo. Kannemann cumpre automática pelo acúmulo de cartões, sendo assim substituído pelo recém-contrato Balbuena. Na lateral-direita, há um grande dilema para Mano Menezes. João Pedro e João Lucas estão entregues ao departamento médico, a exemplo do zagueiro Gustavo Martins, que poderia atuar improvisado no setor.
Neste cenário, o volante Camilo deve ser deslocado na função. Já no comando ofensivo, Mano Menezes pode dar minutagem para o atacante Carlos Vinícius, reforço contratado na atual janela, que pode fazer sua estreia na equipe sulista.

