O meia Alan Patrick é capitão do Internacional (Ricardo Duarte / Internacional)
O Internacional não vive uma grande fase nesta temporada e o calendário do clube para o mês de agosto não será nada fácil para a vida de Roger Machado e seus jogadores, pois prevê duelos decisivos na Copa do Brasil – precisa vencer o Fluminense após derrota no jogo de ida – e na Libertadores, incluindo três partidas seguidas contra o Flamengo e ainda Cruzeiro e Red Bull Bragantino no Brasileirão.
O primeiro jogo de agosto do Colorado será neste domingo (3), quando vai receber a visita do São Paulo, que vem de quatro vitórias consecutivas, no Beira-Rio, às 20h30 (de Brasília), pela 18ª rodada do Brasileirão. Em seguida, o time de Roger Machado define sua vida na Copa do Brasil, precisando vencer o Fluminense de qualquer forma.
Como perdeu na ida, por 2 a 1, o Internacional terá que ganhar por dois ou mais gols de diferença. Caso consiga vencer por um placar mínimo, com 1 a 0, 2 a 1 ou 3 a 2, o time de Roger Machado leva a decisão da vaga para as penalidades máximas. Ao Fluminense, basta um empate para avançar à próxima fase.
Depois dessa decisão, a equipe gaúcha voltará a campo mais uma vez pela 19ª rodada do Brasileirão e o adversário será o Red Bull Bragantino, fora de casa. E, na sequência, serão três jogos seguidos contra o Flamengo. Dois pelas oitavas de final da Libertadores, nos dias 13 (no Maracanã) e 20 (no Beira-Rio), e outro pela 20ª rodada o Campeonato Brasileiro, no dia 17, novamente em casa.
Por fim, o mês de agosto ainda reserva mais duas partidas pelo Brasileirão, contra o Cruzeiro, no Mineirão, e diante do Fortaleza, em Porto Alegre, e, caso tenha conseguido passar pelo Fluminense, joga também o primeiro duelo das quartas de final da Copa do Brasil.
Calendário de agosto do Internacional
- 3/8 – São Paulo – Beira-Rio – 20h30 – 18ª rodada Brasileirão;
- 6/8 – Fluminense – Maracanã – 21h30 – Volta das oitavas da Copa do Brasil;
- 9/8 – Red Bull Bragantino – Cícero de Souza – 18h30 – 19ª rodada do Brasileirão;
- 13/8 – Flamengo – Maracanã – 21h30 – ida das oitavas da Libertadores;
- 17/8 – Flamengo – Beira-Rio – 18h30 – 20ª rodada do Brasileirão;
- 20/8 – Flamengo – Beira-Rio – 21h30 – volta das oitavas da Libertadores;
- 23/8 – Cruzeiro – Mineirão – 18h30 – 21ª rodada do Brasileirão;
- 27/8 – ida das quartas da Copa do Brasil (se passar pelas oitavas);
- 31/8 – Fortaleza – Beira-Rio – 22ª rodada do Brasileirão.
Roger Machado busca resolver instabilidade
Em entrevista coletiva, o treinador do Internacional reconheceu após a derrota diante do Fluminense que o time gaúcho vem passando por momentos de instabilidade durante os jogos e que precisa encontrar uma forma de controlar mais a partida, sem expor o sistema defensivo. O time já havia sofrido no empate contra o Vasco no último fim de semana e teve mais uma vez na última quarta-feira.
“A instabilidade que aconteceu (na primeira partida) é o que a gente precisa resolver. Estancar, ter mais equilíbrio, conseguir entender os momentos da partida. É perfeitamente possível (classificar), é um gol de diferença, a disputa está aberta”, afirmou Roger Machado.
“Talvez o que deva ser corrigido é controlar mais a partida, não oferecer o contra-ataque que nós sofremos buscando pressionar alto, depois de ter buscado o resultado com muito custo durante 30 minutos. Essa é a parcela do treinador, esse é o modelo do treinador e que, por vezes, precisa ser melhor avaliado pelos atletas dentro de campo”, completou o comandante colorado.

