Home DESTAQUE Com ranking semanal definido pela ATP, João Fonseca iguala recorde do ex-tenista brasileiro Flávio Saretta

Com ranking semanal definido pela ATP, João Fonseca iguala recorde do ex-tenista brasileiro Flávio Saretta

Brasileiro de 18 anos será o 13º melhor do país na história do ranking mundial. O carioca teve ótima semana e agora iguala outro nome do tênis brasileiro

Jamis Gomes Jr.
Repórter no Torcedores.com. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior, Techpost, Esportelândia, Surto Olímpico, entre outros. Coberturas esportivas no Rio Open, Superliga, NBB, WSL e mais. Escrevo crônicas com alma — onde o esporte encontra a poesia e a verdade.
Com ranking semanal definido pela ATP, João Fonseca iguala recorde do ex-tenista brasileiro Flávio Saretta

João Fonseca durante participação no ATP de Buenos Aires Crédito: (Divulgação/Argentina Open)

O tênis brasileiro ganhou mais um motivo para celebrar neste fim de semana. Com a atualização da lista da ATP, João Fonseca garantiu o 44º lugar do ranking mundial, sua melhor posição na carreira. O jovem de 18 anos iguala a marca de Flávio Saretta, que alcançou a mesma posição em setembro de 2003.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

João Fonseca atinge novo marco no ranking mundial

A confirmação veio após a derrota do francês Térence Atmane, número 136 do mundo, para o líder do ranking, Jannik Sinner, na semifinal do Masters 1000 de Cincinnati. Caso Atmane tivesse avançado à final, Fonseca perderia posições.

Com o novo ranking, Fonseca se torna o 13º melhor brasileiro da história na lista da ATP, considerando homens e mulheres. Entre os homens, ele aparece empatado com Saretta como o 9º melhor colocado de todos os tempos, em tabela liderada por Gustavo Kuerten, único número 1 do mundo do país em simples.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saretta, referência no tênis nacional no início dos anos 2000, chegou às oitavas de final em Roland Garros e à terceira rodada tanto de Wimbledon quanto do US Open em 2003. É válido lembrar também que Flávio conquistou a medalha de ouro em simples no Pan Rio de Janeiro 2007.

Foco no US Open e no futuro

O carioca, que atualmente soma 1.095 pontos, defendeu apenas poucos pontos nesta fase da temporada. Ele jogará o US Open a partir do próximo domingo (24), disputando a chave principal pela primeira vez. Uma vitória em Nova Iorque já pode render nova escalada no ranking.

O grande objetivo de Fonseca é terminar a temporada dentro dos cabeças de chave dos Grand Slams de 2026, o que exige figurar entre os 30 ou 32 melhores do mundo até o fim do ano. Não é uma tarefa fácil, mas o jovem já provou que tem todas as condições de alcançar mais esse objetivo.

PUBLICIDADE
Better Collective