Joel Santana no comando da seleção da África do Sul. (Foto: Clive Rose/Getty Images)
A eliminação do Flamengo na Copa do Brasil para o Atlético-MG continua repercutindo entre os mais variados personagens do futebol. Nesta sexta-feira (8), o ex-técnico Joel Santana, que teve 5 passagens no Mengo, criticou a postura de Filipe Luís. De acordo com ele, o treinador não deveria escolher competições para priorizar, e faltou seriedade ao tratar da competição nacional.
Joel Santana critica Filipe Luís
No primeiro jogo das oitavas de final, no Maracanã, Filipe Luís promoveu mudanças profundas na escalação que enfrentou o Atlético-MG. Algumas por controle de carga, e outras para estrear novos reforços como Samuel Lino, Saúl Ñíguez e Emerson Royal. Assim, Joel Santana não gostou dessa decisão.
“Futebol é coisa séria, não é brincadeira. O Flamengo brincou no primeiro jogo aqui no Maracanã. Deixaram os caras com esperança, olha no que deu. Time do Atlético não é bobo”, opinou Joel Santana, que se aventura como criador de conteúdo no YouTube.
Dessa forma, “Papai Joel”, como era conhecido, criticou o planejamento do Flamengo para a Copa do Brasil. Assim, questionou o que vai acontecer em caso de o clube terminar o ano sem nenhum título, perdendo Brasileirão e Libertadores.
“Não sei o que está passando na cabeça do treinador do Flamengo. Competição é competição e é currículo. Não dá certo na Libertadores e no Brasileirão, vai ver o que vai acontecer. A torcida já está irritada por essas oscilações e pelas mexidas que estão sendo feitas. Presta atenção: trabalhei quatro ou cinco vezes no Flamengo, não foi à toa. Futebol não aceita desaforo”, completou Joel.
Últimos títulos do Flamengo e jejum no Brasileirão
Nos últimos três anos, o Flamengo vem se beneficiando da Copa do Brasil para conquistar títulos grandes. De fato, o Fla chegou na final da competição em 2022, 2023 e 2024, e só não venceu em 2023 quando perdeu para o São Paulo. Inclusive, Filipe Luís conquistou no ano passado, diante do próprio Atlético-MG.
No entanto, o Flamengo não vence o Brasileirão desde 2020, fazendo cinco anos de jejum do último troféu do principal campeonato. Na época, o time de Rogério Ceni deu uma bela arrancada e desbancou Internacional e São Paulo, que lideraram durante toda a temporada.

