Charles Leclerc foi o mais rápido no classificatório do GP da Hungria de Fórmula 1 (foto: Mark Thompson/Getty Imagens)
Charles Leclerc quebrou o domínio da McLaren e conquistou a pole position do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 neste sábado (2). O competidor da Ferrari fez 1:15.372 como melhor tempo na última rodada (Q3) da classificação e foi 0.026 milésimos de segundo mais rápido que o segundo colocado, Oscar Piastri.
Lando Norris, George Russell, Fernando Alonso, Lance Stroll, Gabriel Bortoleto, Max Verstappen, Liam Lawson e Isack Hadjar completam o top-10. O restante do grid é formado por Oliver Bearman, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Franco Colapinto, Kimi Antonelli, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Nico Hulkenberg e Alex Albon.
Resumo do evento de Fórmula 1
A rodada inicial (Q1) da fase classificatória terminou sob a liderança de Oscar Piastri, mas Fernando Alonso também se destacou. O espanhol ficou temporariamente em primeiro lugar após a Aston Martin adotar a estratégia de mandar os dois pilotos para a pista justamente quando todos os adversários estavam estacionados na garagem.
Cinco pilotos de diferentes escuderias foram eliminados. São eles: Yuki Tsunoda (Red Bull Racing), Pierre Gasly (Alpine), Esteban Ocon (Haas), Nico Hulkenberg (Kick Sauber) e Alex Albon (Williams).
A transmissão oficial da Fórmula 1 flagrou parte do público se protegendo da chuva logo após o início do Q2. Lewis Hamilton foi eliminado assim como Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Carlos Sainz e Franco Colapinto.
O Q3 trouxe um resultado diferente. Charles Leclerc foi o mais rápido e conquistou a pole position. O competidor da Ferrari foi mais rápido que Lando Norris e Oscar Piastri. A dupla da McLaren fez dobradinha em todos os treinos livres realizados antes da classificação. Gabriel Bortoleto é outro destaque. O brasileiro vai largar em sétimo, uma posição à frente que o atual tetracampeão da Fórmula 1, Max Verstappen.
Veja o resultado do classificatório do GP da Hungria
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)
- Max Verstappen (Red Bull Racing)
- Liam Lawson (Racing Bulls)
- Isack Hadjar (Racing Bulls)
- Oliver Bearman (Haas)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- Carlos Sainz (Williams)
- Franco Colapinto (Alpine)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Esteban Ocon (Haas)
- Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
- Alexander Albon (Williams)

