Home Automobilismo Leclerc quebra domínio da McLaren e conquista pole do GP da Hungria de Fórmula 1; Bortoleto é top-10 e Hamilton 12°

Leclerc quebra domínio da McLaren e conquista pole do GP da Hungria de Fórmula 1; Bortoleto é top-10 e Hamilton 12°

Piloto da Ferrari foi 0.026 milésimos de segundo mais veloz que o atual líder da categoria, Oscar Piastri, e rompeu com a hegemonia da equipe rival 

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
Leclerc quebra domínio da McLaren e conquista pole do GP da Hungria de Fórmula 1; Bortoleto é top-10 e Hamilton 12°

Charles Leclerc foi o mais rápido no classificatório do GP da Hungria de Fórmula 1 (foto: Mark Thompson/Getty Imagens)

Charles Leclerc quebrou o domínio da McLaren e conquistou a pole position do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 neste sábado (2). O competidor da Ferrari fez 1:15.372 como melhor tempo na última rodada (Q3) da classificação e foi 0.026 milésimos de segundo mais rápido que o segundo colocado, Oscar Piastri. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lando Norris, George Russell, Fernando Alonso, Lance Stroll, Gabriel Bortoleto, Max Verstappen, Liam Lawson e Isack Hadjar completam o top-10. O restante do grid é formado por Oliver Bearman, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Franco Colapinto, Kimi Antonelli, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Nico Hulkenberg e Alex Albon. 

Resumo do evento de Fórmula 1 

A rodada inicial (Q1) da fase classificatória terminou sob a liderança de Oscar Piastri, mas Fernando Alonso também se destacou. O espanhol ficou temporariamente em primeiro lugar após a Aston Martin adotar a estratégia de mandar os dois pilotos para a pista justamente quando todos os adversários estavam estacionados na garagem. 

Cinco pilotos de diferentes escuderias foram eliminados. São eles: Yuki Tsunoda (Red Bull Racing), Pierre Gasly (Alpine), Esteban Ocon (Haas), Nico Hulkenberg (Kick Sauber) e Alex Albon (Williams). 

A transmissão oficial da Fórmula 1 flagrou parte do público se protegendo da chuva logo após o início do Q2. Lewis Hamilton foi eliminado assim como Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Carlos Sainz e Franco Colapinto. 

PUBLICIDADE

O Q3 trouxe um resultado diferente. Charles Leclerc foi o mais rápido e conquistou a pole position. O competidor da Ferrari foi mais rápido que Lando Norris e Oscar Piastri. A dupla da McLaren fez dobradinha em todos os treinos livres realizados antes da classificação. Gabriel Bortoleto é outro destaque. O brasileiro vai largar em sétimo, uma posição à frente que o atual tetracampeão da Fórmula 1, Max Verstappen. 

PUBLICIDADE

Veja o resultado do classificatório do GP da Hungria 

  1. Charles Leclerc (Ferrari) 
  1. Oscar Piastri (McLaren) 
  1. Lando Norris (McLaren) 
  1. George Russell (Mercedes) 
  1. Fernando Alonso (Aston Martin) 
  1. Lance Stroll (Aston Martin) 
  1. Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) 
  1. Max Verstappen (Red Bull Racing) 
  1. Liam Lawson (Racing Bulls) 
  1. Isack Hadjar (Racing Bulls) 
  1. Oliver Bearman (Haas) 
  1. Lewis Hamilton (Ferrari) 
  1. Carlos Sainz (Williams) 
  1. Franco Colapinto (Alpine) 
  1. Kimi Antonelli (Mercedes) 
  1. Yuki Tsunoda (Red Bull Racing) 
  1. Pierre Gasly (Alpine) 
  1. Esteban Ocon (Haas) 
  1. Nico Hulkenberg (Kick Sauber) 
  1. Alexander Albon (Williams) 
Better Collective