Home Futebol Luxemburgo aponta enfraquecimento do Flamengo após a saída de Gerson: “Isso faz muita falta”

Luxemburgo aponta enfraquecimento do Flamengo após a saída de Gerson: “Isso faz muita falta”

Treinador destacou dificuldade que Filipe Luís tem encontrado para dar dinâmica ao setor de criação e apoio ao ataque nos últimos jogos

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Luxemburgo aponta enfraquecimento do Flamengo após a saída de Gerson: “Isso faz muita falta”

Gerson durante jogo do Flamengo no Mundial de Clubes (Créditos: Michael Reaves/Getty Images)

Negociado na atual janela de transferências para o Zenit, o meia Gerson foi algo de elogios de Vanderlei Luxemburgo durante o programa “Galvão e Amigos” nesta segunda-feira (11). No debate sobre o Flamengo, o comentarista foi incisivo ao apontar a falta que o camisa 8 faz à equipe de Filipe Luís, pelo volume de jogo que conseguia aplicar, se dividindo entre defesa, criação no meio e ‘homem surpresa’ no ataque.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após Galvão opinar que o Flamengo está devendo em número de gols marcados nos últimos jogos (10 tentos em nove partidas depois da saída do atleta), o ‘Profexô’ relacionou este cenário à ausência de Gerson, que foi negociado em definitivo ao Zenit, em transação acordada em 25 milhões de euros, valor referente à multa rescisória, que gerou protestos da torcida.

“A saída do Gerson representou uma queda ao Flamengo, porque ele estava sempre pisando na área e também era garçom, dava cada passe. Pisava na área e servia o pessoal. Então, isso faz muita falta”, disparou Luxemburgo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Gerson com status de titular

Responsável por comandar o meio-campo do Flamengo nas últimas temporadas, Gerson chegou sob prestígio no Zenit, e busca justificar o alto investimento feito pelos russos com boas atuações. O volante já tem se consolidado como peça titular neste início de temporada no futebol europeu. Nos cinco jogos realizados pela equipe, ele esteve presente em quatro deles, três deles jogando entre os 11 iniciais.

Ao longo das duas passagens pelo Mais Querido, o “Coringa” acumulou 19 gols e 34 assistências, em 253 jogos realizados, sendo o Flamengo o clube que ele mais defendeu na carreira. Em 2025, foram dois gols e quatro assistências em 28 jogos disputados.

Luxemburgo vê Flamengo favorito

Ainda nos comentários sobre o rubro-negro carioca, Luxemburgo foi enfático ao pontuar que a equipe é a principal cotada para o título do Brasileirão, e minimizou o fato do time vir sendo “econômico” no número de gols, com protagonismo mais recente dos zagueiros definindo na frente.

PUBLICIDADE

“Dentro da realidade do Campeonato Brasileiro, o Flamengo é o time com melhor performance. Os zagueiros fazem gol, o meio-campo e o ataque também. Não vão conseguir ganhar de quatro, cinco, toda hora. Ao longo de toda a minha trajetória como técnico, eu só consegui fazer um time que ganhava todos os jogos de goleada: o Palmeiras de 96.”, pontuou o comentarista.

PUBLICIDADE

De acordo com dados do Departamento de Matemática da UFMG, o Mais Querido aparece com 48% de chances de título, após o fechamento da 19ª rodada. No cenário atual, a equipe carioca possui 40 pontos, estando a três do Cruzeiro, que tem um jogo a mais, e quatro do Palmeiras, que possui um duelo a menos no comparativo direto com o Fla.

Better Collective