Cléber Xavier comanda treino no Santos. (Foto: Raul Baretta/Santos FC)
O Santos conseguiu uma importante vitória, de virada, contra o Cruzeiro, por 2 a 1, na noite do último domingo (10), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o pressionado técnico Cleber Xavier ganhou um “descanso” nas frequentes críticas que vinha recebendo, de acordo com a opinião do jornalista Milton Neves.
Como resultado positivo no jogo disputado no Mineirão, o Peixe saiu da zona do rebaixamento e terminou a rodada na 14ª colocação da classificação geral da competição, com 21 pontos. Segundo o comentarista, o triunfo em Belo Horizonte tem o dedo do contestado técnico Cleber Xavier, do Alvinegro Praiano.
“Foi uma vitória alvissareira para um time que, até outro dia, afundava no Z-4 e parecia sem rumo. A recuperação santista é impressionante e, justiça seja feita, tem dedo do técnico Cleber Xavier. O movimento para derrubá-lo, tão ruidoso até pouco tempo atrás, deve agora perder força dentro e fora do clube. Afinal, depois de uma atuação dessas, a torcida não tem muito do que reclamar”, destacou Milton Neves, em sua coluna no UOL Esporte.
Sormani também exalta treinador do Santos
Além de Milton Neves, outro jornalista que levantou a bola de Cleber Xavier após a vitória do Santos contra o Cruzeiro foi Fábio Sormani. Para ele, o comandante técnico santista teve papel essencial na virada ao fazer três trocas no intervalo de jogo que deixaram o time com uma postura totalmente diferente do primeiro tempo.
“Que vitória! Você acreditava? Eu não acreditava… Depois que terminou o primeiro tempo em 1 a 0 para o Cruzeiro, que poderia ter acabado 4 ou 5, eu falei que a gente tem que levantar a mão para o céu e agradecer que foi só 1 a 0. Eu estava achando que o Santos ia ser goleada. Mas, felizmente, no intervalo do jogo, o técnico Cleber Xavier fez três excelentes mudanças, que mudaram completamente o jogo.”
“O Santos passou a ter posse de bola, e consequentemente deixou de ser sufocado pelo Cruzeiro como aconteceu no primeiro tempo. Que jogo! Virou o intervalo perdendo de 1 a 0, o Santos tomou 10 finalizações do Cruzeiro no primeiro tempo. Quando muda com essas alterações, o Santos faz um grande jogo no segundo tempo, vira para 2 a 1 e com justiça. Não é que caiu do céu essa vitória. Tem time que toma sufoco e, de repente, numa bola parada ou num contra-ataque, vai lá e faz o gol. Não, no segundo tempo, o Santos jogou bola”, concluiu Sormani.
Cleber Xavier quer time na parte de cima da tabela
Após abrir cinco pontos de distância do primeiro time dentro da zona de rebaixamento no Brasileirão, Cleber Xavier revelou aspiração de estar entre os 10 primeiros da tabela de classificação no fim deste mês. “O nosso objetivo, nesses dois meses, de julho a agosto, é tentar chegar na primeira parte da tabela. Esse é o nosso objetivo inicial”, revelou o treinador, em entrevista coletiva no Mineirão.
“Não adianta eu pensar nisso [pressão]. Tenho que falar com os atletas, com a minha comissão, tentar de alguma forma. Não é fácil, não carregamos uma situação atual, tem um contexto. O Santos está voltando, temos que trabalhar e acalmar os atletas. Uma equipe não se faz num estalo de dedos, temos jogadores voltando, jogadores ganhando força e estamos trabalhando com os atletas”, concluiu Cleber Xavier.

