Home Futebol Palmeiras de Abel Ferreira nunca reverteu desvantagem na Copa do Brasil e tem retrospecto ruim em mata-mata

Palmeiras de Abel Ferreira nunca reverteu desvantagem na Copa do Brasil e tem retrospecto ruim em mata-mata

Técnico português encontra dificuldades quando perde o primeiro jogo e precisa ser o time da virada; Verdão tem tabu de 25 anos contra o Timão

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Palmeiras de Abel Ferreira nunca reverteu desvantagem na Copa do Brasil e tem retrospecto ruim em mata-mata

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras (Ricardo Moreira/Getty Images)

Na noite de hoje (06), o Palmeiras entra em campo diante do Corinthians, precisando reverter uma desvantagem de 1 a 0, após perder o primeiro jogo, na Neo Química Arena. Agora, jogando em casa, o Verdão tem que fazer pelo menos dois gols de diferença para avançar no tempo normal. Se ganhar por um gol, a decisão vai para os pênaltis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E se pegarmos o histórico de Abel Ferreira no Palmeiras, o treinador português tem dificuldades em reverter esse tipo de cenário, onde o time perde o primeiro jogo. Na Copa do Brasil, por exemplo, nunca conseguiu reverter. O mesmo se repete quando o assunto é Libertadores. Ao todo, foram nove vezes em que o Alviverde perdeu na ida, mas só virou em três, todas pelo Paulistão.

Abel Ferreira saindo atrás na Copa do Brasil

No Palmeiras desde 2020, Abel Ferreira já lidou três vezes com essa situação de perder o primeiro jogo na Copa do Brasil, mas nunca virou. Em 2022, enfrentou o São Paulo nas oitavas de final e perdeu na ida por 1 a 0. No fim, foi eliminado nos pênaltis. Em 2023, aconteceu novamente contra o Tricolor, mas pelas quartas de final. Na ocasião, perdeu na ida e na volta. Por fim, no ano passado, enfrentou o Flamengo nas oitavas e perdeu de 2 a 0 na ida, não conseguindo reverter no Allianz Parque.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Campeão em 2020, Abel Ferreira não tem boas campanhas em Copa do Brasil. Depois da conquista, chegou mais longe em 2023, caindo nas quartas de final. Fora isso, não consegue passar das oitavas de final, podendo repetir o cenário hoje. Em 2021, por exemplo, caiu na terceira fase para o modesto CRB, nos pênaltis.

Retrospecto do treinador com o Palmeiras em mata-mata

Abel Ferreira tem um retrospecto bom em mata-mata quando é jogo único ou quando não perde o primeiro jogo. Sendo assim, conseguiu vencer Libertadores, Copa do Brasil, Paulistão, Recopa e Supercopa. A dificuldade, então, tem sido mesmo quando precisa ser o time da virada, tendo cerca de 33% de aproveitamento.

No ano passado, o torcedor palmeirense ficou frustrado com a participação do time nas duas copas, saindo ainda nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, ambos perdendo no jogo de ida. Na final do Paulistão deste ano, contra o Corinthians, novamente o Verdão perdeu o primeiro jogo e não conseguiu reverter.

PUBLICIDADE

Contra o Corinthians, a última vez que o Palmeiras perdeu na ida e virou na volta foi pela semifinal da Libertadores de 2000, quando Marcos pegou o histórico pênalti de Marcelinho Carioca. Na ocasião, o Timão venceu por 4 a 3 na ida e perdeu por 3 a 2 na volta, com o Alviverde levando a melhor nas penalidades.

PUBLICIDADE
Better Collective