Home Futebol Palmeiras, Flamengo e Botafogo juntos superam gastos com reforços que todos os outros clubes do Brasileirão

Palmeiras, Flamengo e Botafogo juntos superam gastos com reforços que todos os outros clubes do Brasileirão

Verdão, Mengão e Fogão sozinhos fizeram investimentos mais caros na temporada com relação aos demais 17 times do Brasileirão Série A

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Palmeiras, Flamengo e Botafogo juntos superam gastos com reforços que todos os outros clubes do Brasileirão

Giay e Gerson em Palmeiras x Flamengo, pelo Brasileirão 2024 (Cesar Greco/Palmeiras)

Vivendo situações financeiras confortáveis, Palmeiras, Flamengo e Botafogo são os times com mais capacidade para investir em contratações na atualidade. O trio impõe uma grande diferença com relação aos demais rivais do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme levantamento do site Transfermarkt, especializado em finanças no futebol, as três equipes juntas somam mais gastos com reforços do que os 17 adversários da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Todos os times desembolsaram um total de 451.3 milhões de euros.

Palmeiras, Flamengo e Botafogo desembolsaram 250 milhões de euros em 2025

Desta soma, Botafogo, Flamengo e Palmeiras foram responsáveis por 250.4 milhões de euros. Em contrapartida, os outros clubes investiram 200,9 milhões. Única SAF entre os três maiores gastadores, o Fogão lidera o ranking com 112 milhões de euros em contratações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na sequência, aparece o Palmeiras com 89,4 milhões, enquanto o Flamengo completa o pódio em terceiro pagando 48,5 milhões. Os três clubes são responsáveis pelos investimentos mais caros da história do futebol brasileiro.

Quais as contratações mais caras de todos os tempos do Brasil?

Ao anunciar Vitor Roque junto ao Barcelona no começo do ano, o Palmeiras bateu o recorde ao pagar 25,5 milhões de euros para ter o camisa 9 em definitivo. Na sequência, despontam duas realizadas pelo Botafogo: o meia argentino Thiago Almada (24,1 milhões de euros) e o volante Danilo (23 milhões).

Já o Flamengo realizou a sua contratação mais cara de todos os tempos ao oficializar Samuel Lino. O atacante com passagem pela própria base rubro-negra custou aos cofres do Mengão um total de 22 milhões de euros pagos ao Atlético de Madrid.

PUBLICIDADE

Em contrapartida, o São Paulo é a única equipe do Brasileirão Série A que não gastou nenhum centavo com reforços em 2025. Os atletas que chegaram ao MorumBIS estavam todos livres no mercado, como o meio-campista Oscar e o lateral-esquerdo Wendell.

PUBLICIDADE
Better Collective