Home Extra Neymar decide contra o Juventude e Santos deixa Z4 no Brasileirão, mas torcida pede saída de Cleber Xavier

Neymar decide contra o Juventude e Santos deixa Z4 no Brasileirão, mas torcida pede saída de Cleber Xavier

Camisa 10 do Peixe chegou ao 6º gol no retorno ao Brasil e ajuda equipe a respirar no pleito de fuga no Z4; torcedores ficam na bronca com treinador por ‘sofrimento’

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Neymar decide contra o Juventude e Santos deixa Z4 no Brasileirão, mas torcida pede saída de Cleber Xavier

Neymar celebra gol em jogo do Brasileirão (Créditos: Alexandre Schneider/Getty Images)

O Santos não está mais na zona de rebaixamento do Brasileirão. Em compromisso que fechou a 18ª rodada do Brasileirão, o alvinegro venceu o Juventude pelo placar de 3 a 1, no MorumBIS, nesta segunda-feira (04), em noite com protagonismo de Neymar, que anotou um dos tentos e permaneceu em campo nos 90 minutos. Apesar do resultado positivo que finda o jejum de três jogos sem triunfos, a torcida não voltou a se manifestar contrária à permanência de Cleber Xavier.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pressionado no cargo, o treinador foi alvo de críticas nas redes sociais por conta da facilidade e liberdade dada para a equipe jaconeira, que vive situação dramática na tabela, onde sequer somou um ponto em nove jogos realizados na condição de visitante.

Primeiro tempo agitado

Os 45 minutos iniciais foram frenéticos no MorumBIS, com as duas equipes ofertando espaços. Ao todo, foram mais de 20 finalizações. O Juventude chegou abrir contagem aos 21 com Ênio, após rebote de Brazão. Mas para sorte do arqueiro alvinegro, o atacante jaconeiro estava em condição irregular. Mais incisivo, o Santos foi premiado com a insistência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cinco minutos depois de carimbar o travessão em chute de Barreal, o Peixe abriu contagem. Aos 37, o Neymar aproveitou rebote após finalização de fora da área, e inaugurou contagem no MorumBIS. O Juventude sequer assimilou o golpe do primeiro gol, quando Barreal recebeu passe de Rollheiser e ampliou para a equipe de Cleber Xavier. Já nos acréscimos, o Juventude conseguiu descontar com cabeceio certeiro de Wilker Ángel, após cobrança de escanteio.

Etapa complementar com Brazão e Neymar decidindo

O Juventude voltou solto para o segundo tempo, alugando o campo ofensivo. Aos 2 minutos, Brazão fez excelente defesa após cabeio de Wilker Ángel, que quase empate. Minutos mais tarde, o arqueiro mostrou explosão novamente após o sistema defensivo bater cabeça.

Mais morno no segundo tempo, o Peixe só veio assustar de forma mais efetiva aos 25 minutos, com jogada individual do lateral-direito Souza. Contudo, o alvinegro recebeu dois presentes do Juventude. No primeiro lance, Neymar recebeu passe do adversário dentro da área. Na sequência, em nova saída errada, Luca Meirelles sofreu pênalti e o camisa 10 foi para a batida, fazendo o terceiro do Santos, o segundo dele na partida.

PUBLICIDADE

Repercussão dos torcedores após Santos x Juventude

No intervalo de jogo, com o placar parcial de 2 a 1, diversos alvinegros foram incisivos nas cobranças direcionadas ao técnico Cleber Xavier, afirmando que a exemplo do duelo contra o Sport, outro adversário do Z4, o Santos encontra dificuldades e não consegue atuar de forma segura e consistente, sem levar sustos.

PUBLICIDADE

Outro ponto que o torcedor santista ficou na bronca foi o fato de Cleber Xavier promover uma ‘dobra’ de laterais colocando o estreante Mayke na vaga do meia Rollheiser para dividir função com Igor Vinícius, jogador que ele sacou minutos mais tarde, após a estratégia não ter vingado.

Contratado após a saída de Pedro Caixinha, Cleber Xavier não é unanimidade entre os torcedores desde a sua chegada ao clube, sofrendo bastante pelo fato de não ter um currículo como treinador, sendo o Peixe o seu primeiro desafio na função, após anos atuando como auxiliar técnico de Tite. No cargo, ele acumula quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

PUBLICIDADE

Olho na agenda e na tabela

Fora da disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, Santos e Juventude terão semana cheia para treinamentos até os seus respectivos próximos compromissos na disputa do Brasileirão. O Peixe volta a campo no domingo (10), às 18h30 (de Brasília), quando visita o Cruzeiro, no Mineirão. O Papo, por sua vez, só joga na outra segunda, às 20h (de Brasília), diante do Corinthians, na Serra Gaúcha. Os duelos serão válidos pela 19ª rodada do certame, a última do primeiro turno.

Com o resultado positivo no MorumBIS, o Santos saltou para os 18 pontos, ganhando duas posições na tabela (Vasco e Vitória). O Peixe agora é o 15º colocado e abre três tentos em relação ao temido Z4, que agora tem o Cruz-Maltino como ‘porteiro’. Tendo amargado a quarta derrota consecutiva, o Juventude segue estacionado nos 11 pontos, e ocupa a penúltima posição.

Better Collective