Neymar e Philippe Coutinho, estrelas de Santos e Vasco da Gama. Fotos: Ricardo Moreira/Getty Images e Matheus Lima/Vasco
Santos e Vasco da Gama se enfrentam no próximo domingo (17), no MorumBIS, às 16h (de Brasília), em duelo direto contra a zona de rebaixamento do Brasileirão Série A. O Peixe vem de duas vitórias seguidas (contra Juventude e Cruzeiro), enquanto a equipe comandada por Fernando Diniz não vence há cinco jogos dentro da competição nacional de pontos corridos.
Neste momento, o Alvinegro Praiano soma 21 pontos, está na 14ª posição e vive a expectativa de se afastar de vez da zona da degola. Já o Cruzmaltino tem apenas 16 pontos e ocupa a 17ª colocação, estando em situação de total alerta neste início de segundo turno.
Onde assistir Santos x Vasco
- Santos x Vasco da Gama – 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data: 17 de agosto (domingo)
- Horário: 16h (de Brasília)
- Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo – MorumBIS
- Onde assistir: Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)
Prováveis escalações das equipes
Em ascensão na competição, o time de Cléber Xavier tem apenas o zagueiro João Basso como desfalque e conta com os retornos de Luan Peres e Willian Arão, que estavam no departamento médico. Há dúvidas em alguns setores, mas o time titular deve ser esse:
Gabriel Brazão; Mayke, Gil, Luan Peres (Luisão) e Souza; Tomás Rincón (Zé Rafael), Gabriel Bontempo e Neymar; Barreal, Guilherme e Tiquinho Soares (Rollheiser).
Já o clube do Rio de Janeiro tem um desfalque de peso: Pablo Vegetti, que está suspenso; David deve ser seu substituto. A boa notícia é a volta do lateral-esquerdo Lucas Piton; veja o possível 11 inicial para o jogo em São Paulo:
Léo Jardim; Paulo Henrique, Maurício Lemos, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Rayan e David.
Retrospecto do confronto
O clássico nacional é muito equilibrado. Em 106 jogos em toda a história, o Santos venceu 38 vezes, contra 36 do Vasco e outros 32 empates, de acordo com dados do site “OGol”. 50 partidas aconteceram com o mando do Peixe, que venceu em 27 oportunidades neste cenário, perdeu oito e teve 15 resultados de igualdade. Por fim, o time carioca venceu 28 vezes em sua casa, contra 11 do rival e 17 empates.

