Home Torcedores Torcedores do Internacional surpreendem e colocam Corinthians na frente do Grêmio como maior rival: “Fluminense tá de touca”

Torcedores do Internacional surpreendem e colocam Corinthians na frente do Grêmio como maior rival: “Fluminense tá de touca”

Rivalidade entre colorados e corintianos se acirrou a partir de 2005, enquanto o Tricolor das Laranjeiras impôs recentes eliminações para os gaúchos

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Torcedores do Internacional surpreendem e colocam Corinthians na frente do Grêmio como maior rival: “Fluminense tá de touca”

Torcedores do Internacional no Beira-Rio (Ricardo Duarte / Internacional)

A rivalidade Gre-Nal é conhecida desde 1909, sendo uma das maiores não só do futebol brasileiro, como também de todo o mundo. Entretanto, a torcida do Internacional deixou o Grêmio um pouco de lado numa dinâmica promovida pelo “ge.globo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dos simpatizantes colorados consultados pela pesquisa, o Corinthians foi mais uma vez o time mais citado. O Timão foi lembrado nove vezes pelos alvirrubros, contra sete menções do Tricolor Gaúcho. “O Grêmio eu não odeio, o Grêmio é o meu rival. Sem o Grêmio, o Inter não existiria”, reconheceu um torcedor.

Fluminense se tornou uma pedra no sapato

Completando o ‘pódio’ em terceiro lugar, aparece o Fluminense com quatro lembranças. Nos últimos dois anos, o Tricolor das Laranjeiras desclassificou o Internacional da Libertadores de 2023 e da atual edição da Copa do Brasil na semana passada. “O Fluminense tá de touca ultimamente”, disse outro colorado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os outros times citados pelos torcedores alvirrubros consultados foram Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG (duas vezes cada), além de uma menção para o Juventude.

Entenda a rivalidade entre Corinthians e Internacional

Nos últimos 20 anos, a rivalidade entre Internacional e Corinthians se tornou maior a partir do Brasileirão Série A 2005. Aquela polêmica edição do Campeonato Brasileiro foi marcada pela anulação de 11 jogos por conta da máfia do apito. O Timão acabou beneficiado por recuperar pontos em jogos em que foi originalmente derrotado, o que foi determinante para decidir o título a favor do clube do Parque São Jorge.

Vice-campeão brasileiro em 2005, o Internacional até hoje reclama não apenas da anulação das partidas que o tirou da liderança na tabela, como também protestou contra a decisão de Márcio Rezende de Freitas. O árbitro decidiu expulsar Tinga aplicando o segundo cartão amarelo, alegando simulação do meio-campista após um choque com o goleiro corintiano Fábio Costa dentro da área, no jogo que foi considerada a ‘final antecipada’ da competição.

PUBLICIDADE

As provocações entre corintianos e colorados aumentaram com a final da Copa do Brasil 2009. Nas proximidades do confrontos entre ambos, ex-presidente do time gaúcho Fernando Carvalho anunciou que entregaria às autoridades um DVD com supostos lances em que o Corinthians teria sido favorecido pela arbitragem. A partir do título do Coringão de Mano Menezes no torneio mata-mata, os alvinegros passaram a provocar os alvirrubros com a frase “põe no DVD”.

PUBLICIDADE
Better Collective