Piquerez em ação pelo Palmeiras na Libertadores - Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
De volta ao Brasil após férias, Carlo Ancelotti tem acompanhado alguns jogos do Brasileirão e também da Libertadores. A expectativa é de novidades na próxima convocação do técnico da seleção brasileira, mas as laterais prometem gerar ainda muitas incertezas para o italiano. Segundo Tostão, este é um setor que tem sido bastante carente.
Em coluna publicada na Folha de S.Paulo, neste sábado (16), o tricampeão em 70 até mencionou alguns nomes que atuam no território nacional, mas não conseguem dar a mesma resposta quando vestem a amarelinha. Para o ídolo do Cruzeiro, nenhum deles alcançou o nível de Piquerez, titular absoluto do Palmeiras e dono de uma irregularidade impressionante.
“Nas muitas partidas que Ancelotti viu pelo Brasil, deve ter constatado o que já sabia, que a seleção possui uma grande carência nas laterais. Vários jogadores que atuam no Brasil têm sido convocados, como Arana, do Atlético-MG, Alex Telles, do Botafogo, Alex Sandro e Emerson Royal, do Flamengo. Todos são bons nos seus clubes, mas fracos para a seleção. Se o uruguaio Piquerez, do Palmeiras, fosse brasileiro, seria titular na seleção”, disse Tostão.
Contratado em julho de 2021, o lateral uruguaio se tornou peça fundamental e referência na equipe comandada por Abel Ferreira. Além de seguro no sistema defensivo, não decepciona quando avança para o ataque, tendo boas participações em criação de jogadas. No meio da semana, deu uma assistência para um dos gols do Verdão na vitória por 4 a 0 diante do Universitário.
Craque Neto aprova análise de Tostão
Assim como Tostão, Craque Neto não tem dúvidas de que Piquerez é o principal jogador em sua posição no futebol brasileiro. Com a falta de bons jogadores na seleção, o titular do Os Donos da Bola ‘lamenta’ que o uruguaio não possa vestir a camisa verde e amarela.
“Para mim, ele é o melhor lateral-esquerdo do Brasil, sul-americano. Aliás, nós precisamos de lateral e não temos. Tinha Roberto Carlos e não temos mais um outro igual a ele”, disse Craque Neto, durante transmissão da Amazon Prime nos embates recentes entre Corinthians e Palmeiras.
Piquerez até 2030
Depois de Estêvão e Richard Ríos, o torcedor do Palmeiras temia pela saída também de Piquerez. Apesar do assédio de times italianos, o jogador concordou em renovar o contrato com o Verdão, que agora é válido até 2030.
“Fico feliz de poder renovar meu vínculo.” Gosto muito do clube, de todos os funcionários, da estrutura e de todas as possibilidades que o Palmeiras oferece aos jogadores”, relatou.

