O técnico Fernando Diniz do Vasco Da Gama durante uma partida do grupo G da Copa CONMEBOL Sul-Americana 2025 entre Lanus e Vasco da Gama no Estadio Ciudad de Lanús Néstor Díaz Pérez em 13 de maio de 2025 em Buenos Aires, Argentina. (Foto de Rodrigo Valle/Getty Images)
Com uma atuação de destaque, o Vasco aplicou a maior goleada da história do confronto contra o Santos: 6 a 0, no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado também marcou o fim de um jejum incômodo da equipe, que não vencia desde a 12ª rodada. Após o triunfo, o técnico Fernando Diniz concedeu entrevista coletiva e exaltou o trabalho realizado no clube.
Diniz ressalta trabalho diário no Vasco e exalta atuação coletiva em goleada histórica
“O Vasco é um gigante, o Gigante da Colina. Hoje, o time fez jus ao hino: ‘sua imensa torcida é bem feliz’. Jogamos de coração. Essa vitória é fruto do trabalho diário que vem sendo feito desde que cheguei aqui”, afirmou o comandante.
O Cruz-Maltino foi para o intervalo vencendo por 1 a 0, mas desabrochou na etapa final, quando marcou mais cinco vezes. Os gols foram de Lucas Piton, Rayan, David, Tchê Tchê e Philippe Coutinho, que balançou as redes duas vezes e foi um dos destaques da partida.
Diniz ressaltou que a boa fase não começou apenas com a goleada: “Os jogadores já vinham performando bem. O resultado nem sempre aparecia, mas o trabalho era consistente. Hoje, a vitória traduz o esforço de todos”.
Neymar sofre maior derrota da carreira
Se para o Vasco a noite foi histórica, para o Santos e Neymar foi amarga. O craque nunca havia sofrido seis gols em um mesmo jogo. Ao deixar o gramado em lágrimas, foi consolado por Fernando Diniz, com quem trabalhou na Seleção Brasileira.
Ajustes táticos e ausência de Vegetti
Sem Vegetti, Diniz optou por uma formação mais móvel, com David aberto e Coutinho atuando como falso 9 ao lado de Nuno. A estratégia confundiu a marcação santista e deu liberdade para o time explorar os espaços.
“Soube marcar bem o Santos e o Neymar, que é um dos maiores jogadores do mundo. Além dos gols, também tivemos muito mérito em não sofrer”, analisou o treinador, contente com o resultado e desempenho da equipe frente ao Peixe.
Coutinho brilha novamente
Com o resultado, o Vasco chegou aos 19 pontos e deixou a zona de rebaixamento, subindo para a 16ª colocação. Recém-chegado, por assim dizer, Philippe Coutinho mostrou mais uma vez sua importância. Para Diniz, o meia é peça fundamental dentro e fora de campo. “É um craque humilde, comprometido e que ajuda demais no trabalho tático e físico. Para o futebol brasileiro é um presente contar com ele aqui novamente”, destacou.

