José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina de vôlei (Mauricio Val/FV Imagem/CBV)
O Brasil se prepara para a disputa do Campeonato Mundial de Vôlei Feminino, que tem início no dia 22 de agosto. Mas, semanas antes da competição começar, o técnico José Roberto Guimarães ganhou um desfalque importante. Isso porque, a central Carolana, uma das mais experientes da equipe, anunciou que não vai mais atuar pela seleção brasileira.
Carol, como é conhecida, já havia ficado de fora da Liga das Nações (VNL) deste ano por opção dela, que pediu um período de descanso após uma temporada desgastante pelo seu clube, o Scandicci, que foi vice-campeão da Champions League. Vale lembrar que o treinador já não poderá contar com a ponteira Ana Cristina, que se lesionou durante a VNL e teve que passar por cirurgia.
Zé Roberto Guimarães falou sobre ausência de Carol
Em entrevista ao portal “Olympics”, José Roberto Guimarães falou que esse comunicado da central pegou ele de surpresa, pois havia a expectativa de contar com ela no Mundial. “Eu conversei com ela [Carol] quando fui pra Itália, depois voltei a ligar pra ela, porque ela estaria convocada”, iniciou. “Ninguém esperava que isso fosse acontecer, pensei que ela pudesse voltar pro próximo ano”, disse.
Na sequência, o treinador da seleção feminina de vôlei falou do tamanho desta perda dentro de quadra. “É uma pena, porque uma jogadora como ela, com a experiência que ela tem, no patamar que ela adquiriu, o respeito das adversárias e que o nosso próprio time tem por ela… Perder uma jogadora desse naipe é complicado. Ela ainda tem idade, tem muitas coisas boas para jogar e passar para essa nova geração que está chegando”, finalizou.
Atualmente com 34 anos, Carol soma nove ouros pela seleção brasileira, além da prata nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Ela é hexacampeã do Campeonato Sul-Americano de Clubes, vencendo nos anos de 2013, 2015, 2016, 2017, 2021 e 2023. Disputou a última temporada pelo Scandicci, da Itália, mas anunciou o encerramento do seu contrato.
Seleção feminina de vôlei do Campeonato Mundial
Após ser vice-campeã da Liga das Nações, a seleção brasileira disputa o Campeonato Mundial de Vôlei, que acontece entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro, na Tailândia. O Brasil está no grupo C, ao lado de Porto Rico, Grécia e França. A nossa seleção é a principal equipe da chave. A estreia será no dia 22, às 9h30 (de Brasília), diante da Grécia.
A seleção feminina de vôlei busca o título inédito, tendo o segundo lugar em 1994, 2006, 2010 e 2022 como campanhas de mais destaque. Na última edição, em 2022, foi derrotada na final para a Sérvia. Quem mais venceu a competição foi a Rússia, com sete ouros. Japão e Cuba, que têm três conquistas, aparecem em segundo como as maiores campeãs.

