Renato Gaúcho comanda treino no Fluminense. (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC)
A corrida eleitoral do Grêmio teve novas movimentações importantes nas últimas horas, com a volta de Paulo Caleffi como uma das opções à presidência na votação de novembro. Ele havia desistido de concorrer há alguns meses, quando o também pré-candidato na época, Marcelo Marques, anunciou a compra da Arena e posterior doação ao clube sem contrapartida.
Naquele momento, Marques já era considerado o grande favorito, o que fez Caleffi, que aparecia em segundo nas pesquisas, desistir do pleito. Porém, nos últimos dias, quem desistiu oficialmente e em caráter irreversível foi o dono da Marquespan.
“O primeiro é a exposição pública em torno da minha pessoa, que me transformou involuntariamente em cifras fora de contexto e acabou constrangendo e assustando minha família. O segundo é a responsabilidade intransferível de estar presente diariamente na minha empresa, ao lado de todos os colaboradores que se dedicam a ela com empenho”, escreveu Marques, em trecho do seu texto de anúncio de despedida das eleições.
Paulo Caleffi pensa em Renato no Grêmio?
Em entrevista concedida à Rádio Gre-Nal durante a última sexta-feira, Paulo Caleffi tratou de alguns planos para uma eventual vitória nas urnas e confirmou que a sua gestão terá os ex-jogadores Maicon e Danrlei no departamento de futebol. Ele ainda projeta a contratação de um experiente diretor executivo para lidar com o mercado.
Nesta mesma entrevista, ele foi perguntado sobre o técnico Renato Portaluppi, que acaba de deixar o Fluminense e está livre no mercado. “O Renato demonstrou que precisava de uma pausa. Não tenho nenhuma conversa com ele sobre a volta dele”, desconversou.
Ambos trabalharam juntos em 2023
Caleffi e Renato, porém, trabalharam juntos em um período inicial da temporada de 2023, quando o pré-candidato ainda era o vice de futebol da gestão do atual mandatário Alberto Guerra. Ambos mantiveram uma relação diária de confiança e de entendimento no dia a dia do clube.
Por enquanto, o Tricolor segue o seu trabalho com o técnico Mano Menezes, que cumpriu suspensão no empate em 1×1 na Arena com o Botafogo na quarta-feira e agora volta ao comando do time neste domingo, 11h, também em casa, diante do Vitória.

