Enner Valencia em ação durante clássico contra o Juventude (Ricardo Duarte - Divulgação Internacional)
Na reta final da janela de transferências nos últimos países em que ela ainda se encontra aberta, o Internacional pode estar negociando o centroavante Enner Valencia, que vive um momento ruim no clube e vê com bons olhos uma eventual saída. O destino do experiente atleta seria o Pachuca, do México, time que ele mesmo já defendeu no começo da carreira.
Direto do Equador, surgiu a informação durante a noite da última terça-feira de que Enner Valencia tem negociações avançadas para voltar ao Pachuca, o que não é negado pelos dirigentes colorados. Esta eventual saída representaria um alivio nos cofres do Internacional, já que o centroavante tem um dos mais altos salários do grupo.
“Ele está saindo em definitivo, o negócio está encaminhado, não é por empréstimo. Essa é a informação. O negócio caminhou muito bem nas últimas horas e deve ser finalizado antes do fim da janela no México. O Enner Valencia está próximo de deixar o Inter. O Pachuca é um clube-empresa e é administrado por um grupo que tem condições de fazer esse investimento, diferente do Emelec, por exemplo. A bomba do Inter é essa: falei com pessoas de dentro do clube que confirmam a informação”, revelou o repórter Lucas Dias, que acompanha o dia a dia colorado.
Enner Valencia fez gol pelo Equador nas Eliminatórias
Em meio às informações da saída do Internacional e ida para o Pachuca, Enner Valencia marcou o gol da vitória do Equador pelo placar de 1×0 para cima da Argentina, em casa, pelas Eliminatórias. Ele cobrou um pênalti certeiro e ajudou o seu país a ficar no 2° lugar geral da tabela de classificação.
“Há uma possibilidade de mudança na equipe que analisaremos nas próximas horas, basicamente para nos prepararmos para a Copa do Mundo da melhor forma possível. Por enquanto, um retorno ao Equador não está nos planos, mas uma transferência internacional está”, destacou o empresário do jogador, Gonzalo Vargas, ao Deportivismo, segundo relata o Jornal Olé, da Argentina. Esta fala foi feita antes da partida do Equador contra os argentinos.
Altos e baixos na passagem de Valencia pelo Internacional
Contratado com status de ídolo e recepção com festa no Gigantinho no meio de 2023, Enner Valencia, até agora, teve uma passagem marcada por altos e baixos com a camisa do Internacional. O seu grande momento foi meses depois da chegada, quando liderou tecnicamente o time naquela Libertadores. Porém, virou vilão ao perder gols decisivos na queda para o Fluminense na semi.
Recentemente, mesmo após fazer o gol do título do Gauchão sobre o Grêmio cobrando falta, o equatoriano perdeu muito espaço e virou o terceiro centroavante do plantel, atrás de Rafael Borré e do jovem Ricardo Mathias.

