Filipe Luís sobe o tom ao detonar arrogância do árbitro de Flamengo x Estudiantes: “É uma prepotência extrema”
Treinador avalia que decisões absurdas tomadas no duelo pelo mata-mata da Libertadores são passíveis de um pedido formal de desculpas
Filipe Luís, em jogo do Flamengo na Libertadores (Buda Mendes/Getty Images)
Filipe Luís, após Flamengo x Estudiantes, não quis esconder o sentimento de revolta com Andrés Rojas. Na visão do técnico, o árbitro do confronto assumiu uma conduta de protagonismo em campo, algo que explica a polêmica expulsão de Gonzalo Plata. Neste cenário, o comandante do clube carioca espera uma atitude radical da Conmebol em excluir o profissional dos próximos jogos da Libertadores.
“Criamos chances para fazer 3 a 0. Infelizmente, por uma catástrofe do árbitro, aconteceu o que aconteceu […] Nosso time estava bem e pressionando o time deles. Não estávamos sofrendo. Mas, infelizmente, o árbitro errou. Hoje, o árbitro quis ser protagonista do jogo. O árbitro que quer ser protagonista apita desconcentrado e não olha os lances que tem que olhar.”, disse Filipe Luís.
“Teve o pênalti no Lino, várias faltas com cartões amarelos… é uma arrogância e uma prepotência extrema com nossos jogadores, e uma permissividade muito grande para o time deles. Essa arrogância fez com que várias famílias saíssem prejudicadas por um árbitro protagonista […] Como é que um juiz pode ter tanta vontade de expulsar um jogador como ele expulsou o Plata?! Isso está na minha cabeça e não sai. Eu espero que esse árbitro não apite na Libertadores daqui pra frente. Nossos jogos, Deus o livre!”, acrescentou.
Filipe Luís aceitaria pedido de desculpas
Mostrando uma postura compreensiva, Filipe Luís acredita que Andrés Rojas deveria pedir desculpas pelos erros cometidos nas quartas de final da Libertadores. Porém, o treinador do Flamengo vê uma retratação pública como uma situação fora da realidade.
“A única coisa que eu gostaria é um pedido de desculpas e reconhecer o erro. Todo mundo erra. Se ele reconhecer o erro, para mim está tudo certo. Mas sabemos que isso não vai acontecer. Não muda nada. Vamos para vencer na casa deles, é o nosso objetivo.”, afirmou.
Flamengo abre margem para goleada, mas não consolida atropelo
Avassalador nos primeiros minutos, o Flamengo abriu 2 a 0 sem um grande esforço. Porém, apesar do cenário propício, uma goleada acabou ficando pendente. Descartando que recuou o time no segundo tempo, Filipe Luís considera que a mudança tática do Estudiantes trouxe dificuldades ao longo da segunda etapa.
“Foi um grande jogo. Um jogo muito completo onde dominamos e criamos muitas chances. O primeiro tempo foi avassalador. Conseguimos entrar pela direita, pela esquerda e por dentro. Criamos muitas chances e acabamos com o resultado de 2 a 0. Obviamente, o meu time não baixou no segundo tempo. Eles mudaram o sistema, colocaram cinco (na linha de marcação) e se protegeram.”, analisou.
“Ao mesmo tempo, nossos jogadores estavam com a perna mais cansada para pressionar. Não esperamos uma (partida de) quartas de final da Libertadores sem que o adversário passe do meio-campo, isso não existe.”, concluiu.

